RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Porto de Santos e CETESB fiscalizam emissão de poluentes por caminhões

Foto: Divulgação/Autoridade Portuária de Santos

Para verificar os índices de emissão de poluentes dos veículos que circulam pelo Porto de Santos, a Gerência de Meio Ambiente da Autoridade Portuária de Santos (APS), a Guarda Portuária e a Cetesb fiscalizaram caminhões que trafegavam pela Avenida Perimetral, com o objetivo de verificar os índices de emissão de poluentes dos veículos. Dos dez veículos abordados, dois receberam notificações para regular emissão de poluentes e um foi autuado por infração de trânsito.

A abordagem de caráter educativo, aconteceu na última terça-feira (17), com os agentes da Guarda Portuária realizando paradas aleatórias, permitindo que técnicos da CETESB executassem testes especializados: análise de fumaça preta, verificação colorimétrica de ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), solução aquosa que reduz emissões de óxido de nitrogênio, e medição do nível de partículas na fumaça.  

Os motoristas notificados possuem até 60 dias para adequarem seus veículos e evitarem multas ambientais, que podem variar entre R$ 2.221,20 e R$ 17.769,60. 

Impacto ambiental e na saúde

A fumaça preta emitida emitida por veículos movidos a diesel com problemas no motor oferece graves riscos à saúde, causando doenças respiratórias, náuseas, infecções e muito mais.

A fumaça preta é emitida pelos veículos movidos a diesel que apresentam problemas no motor. É um sinal de que o combustível não está sendo queimado por inteiro durante a combustão e que o veículo precisa de manutenção. 

Ao perceber essa emissão vindo do seu veículo é recomendado verificar os filtros de ar e de combustível, a bomba injetora e o depósito de resíduos nos bicos injetores e cilindros. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS