O navio Shandong Xin Ze, encalhado desde domingo (14) nas proximidades do canal do Porto de Santos, foi retirado na manhã desta quarta-feira (17).
Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), às 11h foi implementado o plano de desencalhe preliminar, autorizado pela Capitania dos Portos de São Paulo, e conduzido em conjunto com a APS.
Com o apoio de quatro rebocadores, da empresa especializada AWS e dos rebocadores Svitzer, a embarcação foi conduzida de forma segura ao Fundeadouro nº 6 (área de fundeio).
A Autoridade Portuária afirma que não houve qualquer tipo de vazamento ou poluição ao ambiente marinho e que a coloração escura que aparece na água do canal do Porto se deve à navegação em águas rasas, erguendo sedimentos do leito.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Também ressaltaram em nota que a “operação foi concluída com êxito, preservando a segurança da navegação e as condições estruturais da embarcação”.
O navio passará por inspeções técnicas por parte da Marinha para avaliação de sua condição.
Segundo a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, foi instaurado um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apuração das causas do acidente.



