RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Porto de Santos terá ampliação de 56% de áreas terrestres; confira

A autorização foi publicada por meio de uma portaria no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10). 

default

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) autorizou a ampliação em 17,2 milhões de metros quadrados da Poligonal do Porto Organizado de Santos, aumento que inclui áreas terrestres e áreas de fundeio e deposição de resíduos de dragagem, em pleno mar. A autorização foi publicada por meio de uma portaria no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10). 

Em áreas terrestres, que poderão comportar novos terminais e infraestrutura portuária, a área do Porto foi de 9,3 milhões de metros quadrados para 14,5 milhões de metros quadrados, o que representa um crescimento de 56%

O presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, celebrou a conquista. “É uma ampliação que permite preparar o Porto para as próximas décadas, tendo em vista o aumento da movimentação de cargas. Com isso, será possível atrair novos investimentos, gerar empregos e tornar o Porto mais eficiente, contribuindo para a economia do Brasil”, afirma.

A ampliação poderá ser ainda maior, já que o Ministério dos Portos ainda realiza a avaliação de algumas áreas sugeridas pela APS para inclusão na Poligonal. O pedido de ampliação foi um pedido da Autoridade Portuária de Santos ao ministério em 2024. A APS apresentou ampla documentação justificando a necessidade e viabilidade da ampliação. Em 2025, o governo realizou consulta pública. Após análises, o Ministério decidiu atender à solicitação, publicando nesta terça a ampliação da área do Porto Organizado de Santos. 

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

O presidente Anderson Pomini ressaltou e agradeceu a decisão do governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a atuação do Ministério de Portos, sob o comando do ministro Silvio Costa Filho. Destacou ainda que a ampliação mostra a preocupação desta gestão com o futuro do Porto de Santos e do Brasil. “Temos que pensar grande. O ritmo da economia do País exige coragem e uma boa dose de ousadia”, afirmou Pomini.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS