RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Presidente do TCU diz que declaração de executivo sobre leilão no porto de Santos é ‘agressão inaceitável’

O presidente do TCU disse ter comentado sobre o tema com os demais ministros e que "raramente viu tamanho desrespeito a uma decisão colegiada"

O presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo, reagiu à entrevista do diretor de investimentos da TiL (Terminal Investment Limited), Patricio Junior, à Folha, e disse que as declarações do executivo foram “uma agressão incomum e inaceitável ao Tribunal.”

A TiL é braço da multinacional suíça MSC que administra o armazenamento de contêineres do grupo. Na entrevista, Patricio Junior fez críticas a uma recomendação do TCU que pode impedir a companhia de participar do leilão do Tecon 10, o megaterminal do porto de Santos. Por 6 votos a 3, o tribunal decidiu recomendar ao governo federal que o certame seja feito em duas fases. Na primeira, estariam excluídos todos os armadores; entre eles, a MSC.

À Folha o diretor da TiL disse que os três votos pelo certame em apenas uma rodada foram técnicos. Dos 6 pelas restrições, 5 foram políticos. A exceção seria o do ministro relator, Bruno Dantas. O executivo também citou o TCU com “função administrativa, não de Justiça” e afirmou que a decisão sobre o edital do leilão cabe ao Executivo.

O presidente do TCU disse ter comentado sobre o tema com os demais ministros e que “raramente viu tamanho desrespeito a uma decisão colegiada de uma instituição centenária e central na defesa dos cofres públicos, como é o TCU”, afirmou, em nota enviada.

“Todos os votos da Casa são estritamente técnicos –não apenas aqueles que agradam, circunstancialmente, a empresários que imaginam poder pressionar ou influenciar o Tribunal pelo seu poder econômico”, disse.

A recomendação quanto à modelagem do leilão será enviada pelo TCU à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e ao Ministério de Portos e Aeroportos. O assunto será deliberado também pelo conselho do PPI (Programa de Parceria para Investimentos), que trata de prioridades na desestatização de ativos. O órgão é comandado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O QUE É O TECON 10

O megaterminal será instalado em uma área no bairro do Saboó, em Santos, de 622 mil metros quadrados. O projeto é que seja multipropósito, movimentando contêineres e carga solta. O vencedor do leilão será definido pelo modelo da maior outorga: ganha quem oferecer mais dinheiro pelo direito de construí-lo e operá-lo.

A capacidade vai chegar a 3,5 milhões de TEUs por ano (cada TEU representa um contêiner de 20 pés, ou cerca de seis metros). Será o maior terminal do tipo no país.

Serão quatro berços, como são chamados os locais de atracação do navio para embarque e desembarque. A previsão de investimento nos 25 anos de concessão pode chegar a R$ 40 bilhões. O Capex previsto é de R$ 6,5 bilhões.

ALEX SABINO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS