Portuguesa Santista enfrenta crise financeira e pode ser vendida; Entenda

Reprodução / Portuguesa Santista

Na próxima quinta-feira (18), o Clube Portuguesa Santista realizará uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, para decidir o futuro do time, e será analisada a proposta de transforma-lo em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

Mesmo após uma ótima fase no Campeonato Paulista da série A2, no começo do ano, a Briosa enfrenta uma crise financeira. Houve atrasos na folha de pagamento de membros da comissão técnica e jogadores, além do não cumprimento de acordos salariais.

Por este motivo, será realizada a reunião, e caso a proposta de se tornar uma SAF seja aprovada, o tradicional clube santista poderá ser vendido. A Equipe do TH+ entrou em contato com representantes do clube, para mais informações, mas fomos informados de que isso será discutido pelo Conselho.

O que é SAF

A Sociedade Anônima do Futebol foi criada a partir da Lei 14.193/2021 e permite que times possam ser transformados em empresas. Além disso, também pode ser feita a cisão de seu departamento de futebol, com a transferências de todo o seu patrimônio relacionado à atividade futebolística para a empresa.

Desta forma, a partir do momento em que o clube é constituído como SAF, ele poderá vender sua parte majoritária, minoritária ou todo o seu capital para um novo proprietário.

A diferença é que, sendo Associação Civil, como a Briosa e outros clubes são geralmente, acabam sendo administrados por seus sócios, não podendo ser vendidos pelos seus Presidentes e nem por seus representantes, visto que a finalidade do clube não é a obtenção de lucro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS