RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Praga Asiática chama atenção após ser vista por mais de 20 vezes na Baixada Santista; Entenda

Foto: Yan Lima

O percevejo-de-pintas-amarelas (Erthesina fullo), de 1,2 a 1,5 cm de comprimento, conhecido como ‘praga asiática’, tem deixado especialistas em alerta após ser visto por 22 vezes na Baixada Santista, com maior incidência na cidade de Santos, além de São Vicente e Guarujá.

Para se proteger, o inseto possui glândulas que, ao serem abertas, produzem um líquido que evapora rapidamente, liberando um odor desagradável e assim, afastando possíveis predadores.

Na Ásia, a praga é responsável por danos em algumas culturas agrícolas. Já no Brasil, ainda não há a confirmação se a espécie representa uma ameaça para as plantas. A preocupação é para sua expansão no país, pois tem grande potencial de invasora e de comprometer o equilíbrio ambiental.

O inseto não representa riscos à saúde humana até o momento. Seus registros na Baixada Santista começaram em 2020, e possivelmente, foram trazidos à região por meio de contêineres de navios atracados no Porto de Santos. Questionada, a administração municipal informou que a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, não registrou a presença do inseto.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS