A Praia do Guaratuba, em Bertioga, passou por uma visita técnica, com o objetivo de monitorar a erosão costeira na cidade. Para isso, contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Defesa Civil. A ação foi realizada por meio do Sistema de Aviso de Ressacas e Inundações Costeiras para o litoral de São Paulo (Saric).
O objetivo é capacitar o município para a utilização do Sistema, visando a adoção de medidas preventivas de aviso de ressacas e inundações, além de auxiliar nas medidas de combate à erosão costeira.
“A erosão costeira é um problema que afeta praticamente toda a costa paulista. Em Bertioga, de certa forma, estamos tranquilos, porém requer atenção. O Sistema traz informações importantes de análise na antecipação de medidas. Estamos comprometidos em encontrar soluções para proteger nossa costa e minimizar os impactos para a população”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Poyatos.
A administração informa que o sistema tem como função, levar informações de previsão de condições marítimas, altura de maré, ondas e monitoramento de situação de praias, com foco na previsão de eventos extremos.
A secretária municipal de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, ressalta que a plataforma foi incorporada aos planos de contingência do município desde 2020.
“Entendo que é uma ferramenta fundamental para a monitoração das marés e para agregar o trabalho tocado pela nossa Defesa Civil”.
O estudo em local permite que a Defesa Civil adote medidas preventivas para redução de danos. “A disseminação dos resultados e alertas será feita por meio de uma plataforma computacional”, completa José Carlos, diretor da Defesa Civil.