Guarujá é uma das cidades mais procuradas pelos turistas, devido as praias, que são repletas de atrativos. Só que uma delas, há 14 anos, virou referência principalmente pela condição excelente de balneabilidade e limpeza. É a Praia do Tombo, que pelo 14° ano consecutivo, recebeu o selo de Bandeira Azul, um recorde na América do Sul.
Segundo a administração, a certificação é realizada pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma Organização Não Governamental (ONG) da Dinamarca responsável pelo programa em todo o Planeta.
No último dia 15 de setembro, o Instituto Ambientes em Rede, que representa a entidade no Brasil e tem sede em Florianópolis, emitiu o ofício à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), gestora do selo na Praia do Tombo. O documento garante o hasteamento da Bandeira Azul para a temporada 2023/2024.
Uma solenidade especial marcará a premiação de todos os locais do País que foram certificados. O evento será 27 de outubro, no município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Já o hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Tombo deve acontecer em novembro, conforme data a ser divulgada.
Ainda segundo a prefeitura, o resultado rende à orla, ainda, o título de recordista em certificações na América do Sul.
Só que além da Praia do Tombo, outras praias de Guarujá também garantiram a Bandeira Azul. O Iate Clube e Marinas Nacionais. Assim, Guarujá é a única cidade em todo o Estado de São Paulo a contar com três pontos com Bandeira Azul.
O selo
Diversos requisitos precisam ser atendidos para a conquista do selo: infraestrutura, qualidade da água, educação ambiental, segurança, turismo sustentável, gestão ambiental, responsabilidade social, entre outros. A meta é conscientizar a população, iniciativa privada e gestores públicos sobre a necessidade de proteger a vida marinha e as zonas costeiras.
As Marinas Nacionais somam 10 selos Bandeira Azul, enquanto o Iate Clube ganha o segundo. Todos os critérios estabelecidos para a gestão de praias, marinas e embarcações de turismo foram cumpridos.