A nova operação contra a receptação de produtos roubados e furtados foi realizada na manhã desta terça-feira (25) em ferros-velhos de Praia Grande, local onde esse tipo de produto é comercializado. No início do mês, foi realizada a primeira ação, resultando no encerramento das atividades de seis estabelecimentos.
Nesta segunda fase da Operação Ferro-velho, foram vistoriados seis ferros-velhos sendo que cinco foram notificados e fechados por falta de documentos e seis foram notificados por falta de documentação dos bombeiros. Além disso, cinco pessoas levadas para a delegacia, quatro balanças foram apreendidas e até duas réplicas de arma de fogo foram apreendidas entre outros objetos de procedência duvidosa ou ilícita.
Entre os conduzidos à delegacia, dois eram proprietários de ferros-velhos, já que em um dos locais foi constatada a ligação clandestina de água e em outro, o furto de energia elétrica. Um veículo abandonado na frente de um dos locais também foi autuado e recolhido ao pátio municipal.
A ação contou com equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar, fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e representantes de empresas concessionárias de serviços como Sabesp, CPFL e de telefonia, além do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM). A participação dos representantes dessas empresas é fundamental no reconhecimento dos materiais localizados, como fios e relógios de medição.
O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, destacou mais uma vez que o objetivo da força-tarefa é diminuir os índices de roubo e furto ocorridos na Cidade, uma vez que muitos objetos furtados são levados para estes locais para serem vendidos. “Apuramos que objetos como portões, tampas de bueiro, relógios de água e até mesmo os fios de empresas de telefonia e de energia são levados para ferros-velhos para serem comercializados. Se atuarmos nessa frente conseguiremos combater esse tipo de situação e reduzir os índices”.