RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Praia Grande pede ao Estado agilidade em exames médicos de média e alta complexidade

Solicitação aconteceu na 3ª Oficina de Regionalização da Saúde SP – pactuação de percursos assistenciais realizada em Santos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

O prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, participou da 3ª Oficina de Regionalização da Saúde SP – pactuação de percursos assistenciais. O evento aconteceu durante a semana entre a terça e quarta-feira (12 e 13), em Santos. O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, também marcou presença no debate de ideias. O chefe do Executivo praia-grandense aproveitou a oportunidade e conversou com o gestor do Estado sobre um tema de vital importância pensando na melhora dos atendimentos na Cidade e Região: medidas para agilizar consultas e exames de média e alta complexidade.

“Em Praia Grande, atendemos alguns casos em que o paciente fica no Pronto-socorro aguardando, por exemplo, um exame cardiológico. Depois essa pessoa é transferida para o Hospital Irmã Dulce e fica internada durante cinco, dez, quinze dias em um leito comum. Sendo que o exame em si e o procedimento de liberação duraria, no máximo, um dia. Um leito ocupado inviabiliza novas internações e gera custos para o sistema. Isso precisa ser corrigido”, disse o prefeito.

Mourão destacou que o secretário Estadual de Saúde recebeu de forma positiva a solicitação. “Trouxemos as problemáticas do atual cenário da Saúde na nossa Cidade e na Baixada. Sempre solícito e atento, o secretário entendeu e pediu para montar uma comissão especial desse assunto para que possamos avançar em busca de um resultado que beneficie a população. Os municípios também precisam conversar entre si para definir uma pactuação regional para avançar na resolutividade do sistema”, afirmou.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Outro destaque foi o Hospital Municipal Irmã Dulce. A unidade hospitalar praia-grandense é a que mais realiza internações por ano na Baixada Santista, cerca de 15 mil, número que demonstra sua real importância para o sistema de saúde da Região. Recentemente, a Prefeitura de Praia Grande e o Governo do Estado de São Paulo celebraram a assinatura do novo convênio. A Cidade realiza obras na unidade para ampliação do número de leitos.

“O Hospital Irmã Dulce é referência regional em neuro e traumatologia. A unidade é a número um em atendimentos públicos na Região. Trabalhamos para ampliar e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Neste tipo de ação, esperamos conta com o apoio do Estado”, comentou Mourão.

O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, declarou que o Estado tem efetuado diversos investimento na Saúde da Baixada Santista. “Entender onde estão os gargalos e, juntos, buscarmos soluções que vão impactar positivamente a vida dos moradores da Cidade e de toda a Baixada, melhorando o patamar da atenção em saúde pública”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS