Pela primeira vez, Praia Grande vai realizar a primeira edição da Caminhada do Agosto Dourado. O evento será nesta sexta-feira (18), a partir das 8h30, com ponto de encontro na Praça Portugal, no Bairro Guilhermina.
De acordo com a administração, o objetivo da caminhada é reforçar junto à população a importância da amamentação. O aleitamento materno é recomendado pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
A Caminhada faz parte da programação do mês elaborada pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande para o Agosto Dourado. O período simboliza o incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada foi incorporada à campanha devido ao padrão ouro de qualidade do leite materno para a saúde das crianças.
O tema desta primeira caminhada é “Agosto Dourado: Apoie a Amamentação, faça a diferença para mães e pais que trabalham”. O desejo é lançar um olhar para a mulher que trabalha e amamenta, bem
como aos seus parceiros que fazem parte de sua rede de apoio.
A atividade é gratuita e aberta a toda a população. Para participar é necessário preencher uma ficha de inscrição neste link. Porém, devido ao grande volume de inscrições, as camisetas que serão distribuídas a uma quantidade limitada de inscritos já estão esgotadas.
Conscientização
Para o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, a caminhada será uma forma potente de informar a sociedade a respeito deste assunto.
“O leite materno previne doenças, torna as crianças mais saudáveis, salvando muitas vidas. Por isso, ações como essa são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância da amamentação. Também estamos organizando capacitações para aprimorar os profissionais da rede. Tudo isso ajuda
inclusive na redução dos índices de mortalidade infantil”, enfatiza.
A visão a respeito do aleitamento materno é compartilhada pelo CEO do Grupo Trasmontano, Júlio Lobato. “Para nós do Hospital Igesp é fundamental apoiar ações como o Agosto Dourado. A amamentação é uma prática importantíssima que precisamos incentivar cada vez mais. É preciso que as mães estejam bem informadas sobre todo o processo que envolve a amamentação para que elas possam conseguir dar o seu melhor ao bebê, que é o leite materno, alimento padrão ouro, capaz de salvar
vidas e responsável pelo desenvolvimento saudável das crianças e que ao mesmo tempo contribui em diversos aspectos na saúde da mãe”, afirma.