Praia Grande intensificou os trabalhos de limpeza no bairro Ribeirópolis nos últimos dias e o saldo foi de 358 toneladas de entulhos e materiais insersíveis recolhidos. Todos encontrados em diversas ruas e em outras área que serviram para o descarte irregular.
De acordo com a administração, comparando com o último mutirão, realizado no mês de maio, onde foram recolhidas 491 toneladas de materiais, o sinal foi de melhora. Mas a avaliação é de que a população ainda precisa se conscientizar e não descartar materiais nas ruas, já que o bairro é atendido por diversos serviços de coleta.
Este terceiro mutirão foi realizado entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, em 38 ruas do Bairro. Entre o recolhimento de entulho, de móveis e itens inservíveis, raspagem de sarjeta, roçagem do mato, limpeza de ruas e terrenos e varrição, foram recolhidas 358.870 toneladas de materiais, 62.032 quilômetros de guia pintadas, 59.300 quilômetros de guias raspadas para remover areia e terra e mais 120.120² de mato capinado nas calçadas.
“As pessoas precisam se conscientizar de que o descarte de materiais de forma irregular entope bueiros e causa transtornos. O Município conta com diversos serviços e não há motivos para descartar material de forma irresponsável”, explicou o diretor da Região 3, setor responsável pelo serviço, Marcos Rômulo Silveira Almeida.
Ainda de acordo com a prefeitura, está disponível o Rapa-Treco para recolher móveis velhos, Ecopontos para descartar entulho, coleta seletiva para os recicláveis e a coleta de lixo doméstico em toda a Cidade.
As ações da secretaria seguem um planejamento de execução, porém os moradores podem solicitar serviços através da Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 162 e pelo formulário online disponível no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br.