A Audiência Pública Híbrida nº 01/2023 aconteceu nesta sexta-feira (18) para debater o Lote Rodovias do Litoral Paulista, do Governo do Estado de São Paulo. Entre as novidades está a instalação de novos pedágios na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Mas se depender da Prefeitura de Praia Grande, não haverão pedágios na rodovia.
O secretário adjunto de Planejamento, Juliano Fornazari e o secretário de Transportes, Leandro Avelino, representaram a prefeitura e entregaram para a mesa diretora, composta por equipe técnica da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), incluindo o diretor geral da agência, Milton Roberto Persoli, um relatório com os impactos que a decisão pode causar para a Cidade, seus moradores e turistas, assim como também para os demais municípios do Litoral Sul.
Além disso, segundo a prefeitura, também foi entregue um ofício com reinvindicações de melhorias. O principal impacto do Lote Litoral Paulista diz respeito à implantação de dois pórticos de pedágio no perímetro urbano do Município na Padre Manoel da Nóbrega, que vai da Curva do S cruzando outros municípios do Litoral Sul.
Com isso, os moradores de Praia Grande seriam afetados economicamente pela cobrança de tarifa para transitar por estes trechos. Embora na Via Expressa Sul não tenha a previsão de pedágio, ela também pode ser afetada pela concessão caso ela se concretize, em especial com grandes congestionamentos.
Mais impactos
Outro fator negativo apontado pelos técnicos está relacionado à mobilidade urbana, uma vez que o edital prevê, no trecho da Padre Manoel da Nóbrega, o fechamento parcial ou total de cinco acessos e fechamento parcial de dois retornos.
A medida sobrecarregaria a malha viária, inclusive de vias internas, dificultaria o acesso aos bairros, e poderia até mesmo inviabilizar a implantação do BRT (sigla para Bus Rapid Transit) na Cidade. Isso porque o projeto do Governo do Estado desconsidera o sistema viário vigente no Município e prevê a implantação de mão dupla em alguns trechos das marginais da Via Expressa Sul, as Avenidas Ministro Marcos Freire e Doutor Roberto de Almeida Vinhas, sendo que por esta última passaria o BRT, não sendo compatível a instalação de duas mãos de direção.
Trechos da Avenida Diamantino Cruz Ferreira Mourão, marginal à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega também passariam a contar com mão dupla.