O descarte correto do lixo e entulho tem apresentado bons resultados em Praia Grande. Após três meses do último mutirão de limpeza no Bairro Real, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) de Praia Grande realizou mais uma limpeza geral e encontrou 70 toneladas de entulhos e materiais inservíveis nas ruas.
De acordo com a prefeitura, o número é menos que a metade do registrado na ação efetuada no início deste ano, quando 158 toneladas foram recolhidas.
A avaliação da equipe técnica da Ssesurb é de que a população desta região está se conscientizando de que precisa evitar descartar de forma irregular materiais nas ruas. O Bairro Real é atendido pelos serviços de coleta domiciliar e a seletiva, além do Rapa-Treco.
Os serviços de zeladoria no Real ocorreram entre os dias 2 e 9 deste mês de junho. Entre o recolhimento de entulho, itens inservíveis, raspagem de sarjeta, roçagem do mato, limpeza de ruas e terrenos e varrição, foram recolhidas 70.850 toneladas de materiais, 79 quilômetros de guia pintadas, 78 quilômetros de guias raspadas para remover areia e terra e mais 22.500m² de mato capinado nas calçadas.
O diretor da Região 3 da Sesurb, setor responsável pelo serviço, Marcos Rômulo Silveira Almeida, destacou que o Município conta com os Ecopontos como locais para o descarte correto de materiais recicláveis e pequenas quantidades de entulho.
“As pessoas ainda precisam se conscientizar de que o descarte de materiais de forma irregular entope bueiros e causa transtornos. O Município conta com diversos serviços e não há motivos para descartar material de forma irresponsável”, disse o diretor.
Como acionar a Ouvidoria
As ações da Sesurb seguem um planejamento de execução, porém, os moradores podem solicitar serviços através da Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 162 e ainda pelo formulário online disponível no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br.