Na tarde desta sexta-feira (08), 145 novos integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade de Praia Grande receberam seus armamentos e suas funcionais.
Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT), a Polícia Federal liberou o porte de arma de fogo aos guardas que foram integrados à corporação recentemente. O procedimento teve início em setembro e foi finalizado em dezembro, garantindo que todo o efetivo da corporação conte com o porte de arma dentro e fora do serviço. A validade do ACT é de 10 anos e o restante do efetivo já havia passado pela renovação no início deste ano.
Para finalizar o procedimento, os guardas precisam atender a uma série de requisitos, como cumprir a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); ter conduta ilibada comprovada através de certidões criminais; estar apto no período de 1 ano ao curso de armamento e tiro; além de passar por avaliação psicológica.
A prefeita da cidade Raquel Chini fez a entrega simbólica da arma e da funcional a um dos guardas e falou da importância de mais uma etapa concluída na contratação dos novos GCMs. “É um momento importante, como nossa tropa completa, armada e preparada. Esse reforço será fundamental para o período de temporada que já se inicia”.