O tradicional desfile cívico-militar de Praia Grande será retomado neste ano. Ele vai ocorrer antes do dia da Independência do Brasil, no dia 6 de setembro e o tema destacado é “A Preservação do Meio Ambiente”.
No encontro dessa terça-feira (1º), entre as secretarias de Cultura e Turismo (Sectur) e Educação (Seduc) foram ajustados detalhes da ação. A atração ocorreu no Teatro Serafim Gonzalez, no Palácio das Artes, e contou com a participação de todas as entidades que estarão envolvidas no evento.
No dia 6 de setembro, a partir das 8 horas, nas proximidades do Paço Municipal, no Bairro Mirim, vão acontecer o desfile cívico-militar. Na edição deste ano, os organizadores trabalharão com o tema “A Preservação do Meio Ambiente”. A retomada da ação atenderá um pedido da prefeita Raquel Chini (PSDB), que solicitou o retorno da ação de civilidade.
Ao longo da reunião, os envolvidos conversaram sobre detalhes para a realização do evento. Um dos pontos debatidos diz respeito o percurso por onde o desfile ocorrerá. A concentração está prevista para
acontecer na Rua 26 de Janeiro. Os participantes percorrem a via até a Avenida Presidente Kennedy, por onde seguem até o Paço Municipal. Após passar pelo palanque os integrantes seguem para a dispersão.
Durante a realização, a Secretaria de Trânsito (Setran) fará a intervenção nas vias do entorno. A pasta municipal fará a interdição dos dois sentidos de direção da Avenida Presidente Kennedy, entre a
Avenida 31 de Março e a Rua Valter José Alves. Rotas alternativas foram traçadas para dar fluidez ao trânsito. Para sair e acessar ao Terminal Tático, os ônibus também farão percursos específicos no dia.
Os organizadores definiram também a ordem de desfile, que terá aproximadamente 600 metros de extensão a ser percorrido. A fanfarra da Polícia Militar dará suporte às entidades e unidades de ensino que não possuem instrumentos. Cada escola municipal, por exemplo, contará com 20 estudantes representantes. Àquelas que obtêm fanfarra levará 40 alunos para o evento.