Um dia para 90 pessoas com deficiência, entre jovens e adultos poderem se divertir na praia, com total segurança e apoio. Em Guarujá, foi promovido o Dia de Praia Inclusiva, no sábado (21/10) e pessoas atendidas pelo Instituto Pernas da Alegria, da cidade de Americana, interior de São Paulo, foram contempladas com o evento.
O local escolhido para as atividades foi a Praia do Guaiúba e foi conduzida pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sel). Segundo a prefeitura, a iniciativa realizada no sábado contou com uma grande recepção aos visitantes.
Quando o grupo chegou à praia, puderam participar de várias atividades. Entre elas, um passeio de caiaque, aulas de surf adaptado, banho de mar com cadeiras anfíbias, vôlei e brincadeiras com bolas.
A iniciativa só foi realizada porque o Instituto Pernas da Alegria trouxe as pessoas com deficiência, acompanhados de familiares e alguns monitores. No total, a delegação Americana esteve presente com cerca de 230 pessoas. Segundo a responsável pela entidade, Lilica Amâncio, os jovens ficaram maravilhados com a praia e as ações organizadas pela secretaria.
“Não é todo dia que temos a oportunidade de desenvolver ações diferenciadas para cadeirantes, dows, autistas, cegos e surdos, portanto, a participação dos monitores da Secretaria de Esporte, e os equipamentos disponibilizados pela mesma, foram preponderantes para o sucesso das atividades”, explica Lilica.
Já José Roberto Galvão, que participou como monitor, também se manifestou e não escondeu a alegria em ter colaborado com a ação solidária.
“Contagiante a alegria desses jovens e adolescentes. Foi prazeroso recebê-los em nossa Cidade. A inclusão tem uma atenção especial nesta gestão, e desta forma não poderíamos deixar de atender ao pedido do Instituto. Pelo que presenciei, tenho certeza que se divertiram bastante”, declarou.