RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Praticagem de São Paulo comemora 92 anos de fundação oficial

Foto: Divulgação/ Praticagem de SP

A palavra-chave da Praticagem de São Paulo é segurança, com seus profissionais conduzindo embarcações cada vez maiores com o apoio de tecnologia de ponta, os práticos contribuem decisivamente para que esses dois portos sigam batendo recordes de movimentação de cargas, vitais para o desenvolvimento do Brasil.

Por isso há muito para celebrar nesta sexta-feira (27) os 92 anos de sua fundação oficial, data que remonta ao dia 27 de junho de 1933, quando o então Ministro da Marinha, Almirante Protógenes Pereira Guimarães, assinou o Aviso nº 2.195, constituindo a Associação dos Práticos da Barra e Canal do Porto de Santos.

Em todos os portos do mundo onde as características locais impõem riscos à navegação — como correntes marítimas imprevisíveis, pedras, bancos de areia e ventos fortes —, é imprescindível o trabalho de um prático: profissional altamente especializado, com profundo conhecimento da região, que assessora os comandantes nas manobras mais delicadas. Em São Paulo, essa missão é cumprida por uma equipe experiente, preparada para lidar com condições adversas como leme travado, falha de máquinas ou apagões durante a navegação em áreas estreitas, cercadas por prédios, praias e reservas ambientais.

Referência em pioneirismo e excelência no Brasil e no mundo, a Praticagem tem contribuído ativamente para a projeção internacional do Porto de Santos, hoje o maior da América Latina e responsável por cerca de 30% da balança comercial brasileira. A atuação é amparada por uma infraestrutura moderna, como o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT), que utiliza recursos de última geração para monitoramento em tempo real, análise de batimetria e uso do sistema Redraft, que determina o calado dinâmico. Tudo isso permite a realização de manobras casadas e mais seguras, reduzindo o tempo de entrada e saída dos navios e aumentando a eficiência logística do porto.

Para o presidente da Praticagem, Fábio Mello Fontes, o segredo está em aliar tecnologia à experiência dos práticos: “Temos caminhado sempre um passo à frente para não sermos surpreendidos pelas novidades. A tecnologia não substitui o conhecimento profissional; ela complementa com informações valiosas. Por isso firmamos convênios com instituições como a Universidade Santa Cecília e a USP para desenvolver modelos mais próximos da realidade. O Porto de Santos é dinâmico, com regras específicas de cruzamento, e exige ritmo e precisão únicos no Brasil. Nosso trabalho é feito com transparência e isenção, com base em normas das autoridades portuárias. É um paradigma nacional, reconhecido internacionalmente.”

O trabalho do prático é essencial para evitar acidentes com impactos ambientais, prejuízos à vida humana, ao patrimônio público e privado e até a interrupção das atividades do porto. Os profissionais passam por treinamento constante, inclusive em centros internacionais, e estão sempre atualizados com inovações tecnológicas.

Essa excelência foi reconhecida em 2015 pela Câmara Municipal de Santos, que homenageou a Praticagem de São Paulo pelo serviço à comunidade, destacando a qualidade de suas manobras em um canal de navegação com restrições geográficas. Em 2016, o Dia da Praticagem foi oficializado pelo Decreto Lei 3.294, da Prefeitura de Santos.

Segundo Fontes, a praticagem existe para proteger as instalações portuárias, o meio ambiente e a vida humana: “É uma profissão milenar que exige aperfeiçoamento constante. Costumo compará-la à regência de uma orquestra, onde é preciso coordenar diversos elementos com precisão. Estamos, inclusive, estudando o uso da inteligência artificial para potencializar ainda mais nosso trabalho.”

Ele destaca ainda as manobras com navios especiais e manobras casadas como avanços importantes para agilizar as operações: “Nosso objetivo é garantir segurança, eficiência e agilidade. Com monitoramento em tempo real, conseguimos evitar berços de atracação ociosos e navios aguardando. Quando as condições estão dentro dos parâmetros, conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera.”

A Praticagem de São Paulo também mantém forte vínculo com a comunidade local, por meio de parcerias educacionais, doações a instituições sociais e investimentos contínuos na formação profissional. “Temos muito orgulho de fazer parte dessa engrenagem poderosa que é o Porto de Santos, a maior fronteira do Brasil com o mundo”, conclui Fontes.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.