Nesta segunda-feira (30/10), o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), visitou os estúdios da TV Thathi Band Litoral e abordou sobre diversos trabalhos realizados na sua gestão. Entre os temas abordados estão andamento de obras de mobilidade urbana, saúde e habitação.
O objetivo do Chefe do Executivo é promover mudanças significativas que possam fazer da cidade, um local com qualidade de vida e vocacionado para a economia da Baixada Santista. Ao THMais, ele falou sobre estes temas.
O primeiro destacado foi a mobilidade urbana. Ademário reforçou o compromisso para melhorar a acessibilidade do transporte e também citou que um BRT (Bus Rapid Transport) é a principal alternativa para a integração do transporte metropolitano, com o VLT.
“Estamos trabalhando para que Cubatão seja integrada. A cidade tem rodovias e ferrovias, mas isto isola muitas glebas e ela fica isolada. Precisamos integrar a cidade e por isto estamos construindo os viadutos do Casqueiro, Henry Borden e o ‘Rabo do Dragão’, que vão facilitar os acesso da população, diminuir os acidentes e problemas com gargalo. Mais de 14 mil pessoas serão beneficiadas”, explica.
“Pelo que discuti com as autoridades da região, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) é inviável economicamente, tem problema jurídico envolvendo as malhas ferroviárias e a concessão do governo federal com o estado e vai ser atraso. O BRT é mais prático, tem a mesma finalidade e faz o mesmo serviço e basta, no máximo ampliar um acesso e um corredor. O BRT é um modal mais econômica e mais viável para a cidade”.
Habitação
Ademário Oliveira também destacou o andamento das obras habitacionais em diversos pontos da cidade. Destaque para a Vila Esperança, que terá 1016 unidades habitacionais construídas e é a maior da América Latina. Ele também destacou que no bairro haverão três escolas, área de lazer, via ecológica e uma avenida perimetral.
Também sobre o assunto, o prefeito de Cubatão contou sobre os trabalhos na Ilha Caraguatá com a unidade habitacional “K”. E ainda sobre a Vila dos Pescadores, que terá uma reformulação no trabalho.
“Vamos construir 1,3 mil apartamentos na Vila dos Pescadores, que será fora do local atual, com o novo viaduto, com alça de acesso direto para a Anchieta. Com a conclusão dos apartamentos, vamos construir um novo plano urbanístico, sem gerar transtornos ao público. Faremos um projeto para atender a sociedade”, explica.
“A Mantiqueira e Água Fria não serão mais habitadas, já que o público destes locais estarão residindo no Centro e Ilha Caraguatá, respectivamente. Cubatão terá o maior plano habitacional da América Latina e com isto vamos reforçar a segurança, com uma área urbanizada e ajudando o policiamento”.
Saúde e o Polo de Cubatão
O prefeito Ademário Oliveira também comentou sobre investimentos na saúde. Além de uma nova policlínica e a reabertura total do Hospital Municipal de Cubatão, que terá 300 leitos, ele também falou sobre a implantação de um Ambulatório Médico de Especialidades (AME).
“O AME é do Governo de São Paulo e nós doamos um prédio para que ele disponibilize serviços de alta complexidade para a população de tratar. Mas o que vai diferenciar o AME de Cubatão com o das demais cidades da Baixada Santista, é que ele terá cintilografia, que é um equipamento que usa energia nuclear, para detectar com maior precisão casos de câncer, terapia renal e demais enfermidades. Ele vai atender pacientes do SUS.”
Quanto ao Polo Industrial de Cubatão, Ademário falou dos pedidos e ações do Governo do Estado para facilitar maiores investimentos e reforçar a melhoria da relação Porto-Indústria.
“Hoje o Polo Industrial de Cubatão é uma área retroportuária e reforça toda logística e apoio do Porto de Santos e os maiores operadores de logística estão em Cubatão. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se sensibilizou e está realizando iniciativas para ajudar o Polo de Cubatão, inserindo as indústrias no Porto. Se colocarmos atrativos e zonas de processamentos de exportação, gerando facilidades, com certeza vamos atrair mais indústrias”.
“A cidade mais estruturada de logística, ligando as rodovias Anchieta, Imigrantes, Cônego Domênico Rangoni e Padre Manoel da Nóbrega é a nossa. Além disso, vamos apostar na energia verde, que é uma tecnologia alemã, para impulsionar o desenvolvimento e de maneira sustentável”.