Prefeito de Guarujá destaca obras viárias para o Aeroporto e investimentos voltados ao turismo

Créditos: Leonardo Francisco

Guarujá está passando por uma grande transformação urbana e turística, com o objetivo de impulsionar o turismo e garantir a qualidade de vida aos moradores. Nesta terça-feira (07/11), o prefeito Válter Suman (PSB) abordou sobre estes temas e também detalhou novidades sobre o Aeroporto Civil Metropolitano, que deve ter obras iniciadas em dezembro.

O chefe do Executivo esteve nos estúdios da TV Thathi Band Litoral, onde abordou sobre estes e demais assuntos, envolvendo obras de manutenção, trabalhos sociais e novos investimentos para o município. Ao THMais, ele destacou o andamento das obras do Aeroporto, garantindo que ele será fundamental para alavancar a geração de empregos, a economia e o turismo.

“O processo licitatório está em curso e no próximo dia 13 de novembro será feita a abertura dos envelopes e a melhor proposta comercial será a escolhida. Até final de dezembro, haverá a ordem de serviço para as obras do Aeroporto Civil Metropolitano. O ministro Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) estará aqui para a assinatura da ordem de serviço. Os recursos serão oriundos do Novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento)”, explica.

Ele também conta que o Aeroporto Metropolitano deve gerar, no primeiro momento, 200 vagas de emprego, mas com o passar do tempo, este número deve aumentar. Suman também falou que empresas aéreas já manifestaram interesse em operar no local. Os destinos, de acordo com o chefe do executivo, serão as capitais brasileiras, além de demais municípios do país.

“Ele será importante para o turismo em geral e é uma obra necessária para o desenvolvimento da Baixada Santista. Somando porto, retro porto, retomada do petróleo e gás e demais iniciativas com o aeroporto, Guarujá será uma das cidades mais desenvolvidas da Baixada Santista e do Estado”, conta.

Habitação e obras urbanas

Outro assunto destacado por Válter Suman, são as obras de habitação no Guarujá. A missão, de acordo com ele, é retirar as famílias das áreas de risco, dando moradias dignas.

“Nossa preocupação é com a habitação, onde temos que tirar mais de 2 mil famílias, que vivem em situação de palafitas. Já removemos 45% dos familiares que viviam nestas condições e agora elas estão morando em locais mais dignos. Estamos conversando com os governos estadual e federal para que possamos construir mais moradias e assim garantir a qualidade de vida e a dignidade”.

O prefeito de Guarujá também comentou sobre demais obras que estão sendo realizadas em diversos pontos do município. E novidades sobre o túnel

“Fechamos 388 convênios e 28 obras urbanas em andamento, como o recapeamento da Avenida Dom Pedro I, que estamos fazendo recapeamento e contenção. Ruas sendo recuperadas, além dos trabalhos de contenção nos morros”, explica.

“Quanto ao túnel, seguimos com o debate para que a ligação com Santos saia o mais breve possível. Enquanto isso, realizamos obras para adequar o trânsito ao túnel, como a segunda fase da Avenida Perimetral, onde estamos segregando a pista turística com a pista portuária. Também estamos fazendo obras de pavimentação da Marginal da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Além disso, a orla de Guarujá e a Rodoviária estão sendo revitalizadas. Tudo para que a cidade seja segura e acessível”.

Turismo e sustentabilidade

A cidade se destaca por ser uma referência do turismo do Estado de São Paulo. Mas também ganhou protagonismo com a sustentabilidade. Tudo por conta do selo de Bandeira Azul na Praia do Tombo e também por ser “Cidade Amiga da Árvore”. O prefeito falou destas premiações e as políticas trabalhadas com os dois setores.

“Em nosso mandato, assinamos um compromisso para preservar a área ambiental. Guarujá tem 48% da Ilha de Santo Amaro é constituída pelas áreas de preservação ambiental (APA), como a Serra do Guararu e a Serra de Santo Amaro. Temos a preocupação de preservar estes espaços e a cidade foi reconhecida por preservar o meio ambiente”.

“Estamos com uma ação na Prainha Branca, de monitoramento de pessoas, onde a ideia é impedir a depredação e danos ambientais. O local é o único da cidade que é protegida e faremos estas ações em outras cidades. Faremos outras ações, como a remoção de lixo nos mares, onde os pescadores vão colaborar”, detalha.

Quanto a temporada de verão, Válter Suman falou sobre as atrações da cidade. De acordo com ele, o Réveillon na cidade será marcado por uma bela queima de fogos. Quem estiver na região da Praia de Pitangueiras poderá ver um grande espetáculo de luzes, segundo ele. Além disso, atrações de música, dança e esportes serão realizados e sob um forte esquema de segurança, para garantir um verão seguro.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS