Mais de R$ 70 milhões estão sendo usados para dar uma nova cara à Itanhaém. Este tem sido o foco do prefeito da cidade, Tiago Cervantes (PSDB), que também fez questão de destacar investimentos na segurança e no turismo.
O chefe do Executivo esteve nesta segunda-feira (06/11) nos estúdios da TV Thathi Band Litoral, para falar sobre estes e demais temas envolvendo a cidade. Para o THMais, ele também abordou sobre ações do turismo e a questão do pedágio na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, que corta a cidade.
Quanto a questão da segurança, Cervantes garantiu estar investindo em aumentar o efetivo da Guarda Civil Municipal, além de implantar uma Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Além disso, ele garante a conversa constante com o Governo de São Paulo.
“A segurança é um assunto para a cidade e também influencia diretamente na economia. Contratei mais 50 novos agentes, dez novas viaturas, estou implantando uma Romu e estou implantando mil câmeras de monitoramento para fiscalizar toda a cidade. As OCR, que identificam placas de veículos foi implantada para auxiliar as ações das polícias Civil e Militar”, explica.
Infraestrutura urbana
Quanto a estrutura urbana, Tiago Cervantes confirmou os investimentos na ordem de R$ 70 milhões e a missão é melhorar os 420 Km de vias urbanas. “Quando eu assumi o mandato vi o quão desafio é grande. Todas as vias precisam ser pavimentadas, mas também foram necessárias obras de saneamento e drenagem. Nem precisava chover forte, pois as pessoas ficavam ilhadas”.
“Eu precisei trabalhar com prioridades, ou seja, em locais onde as pessoas ficavam ilhadas e mais problemáticas. Tivemos que lidar com ações judiciais para solucionar os problemas. Nós mostramos que temos investimentos para toda a cidade, não apenas para o Centro, mas sim para todas as regiões”.
Turismo
O verão está mais próximo e Itanhaém é uma das cidades mais procuradas pelos turistas. O prefeito da cidade falou dos investimentos, das atrações e novidades para recepcionar o público.
“O turismo é o carro forte da cidade. Fizemos investimentos em pontos importantes da cidade, como a Praia do Cibratel, o Píer dos Pescadores e estamos recuperando a região da Cama de Anchieta. Também estamos realizando obras no acesso ao Morro do Sapucaitava, onde há um belo mirante e ainda obras na orla da cidade”.
“O próximo passo é investir no Centro Histórico de Itanhaém, para recepcionar melhor o turista e o morador que gostam de cultura e história. Estamos fechando a programação cultural e lazer. Teremos atrações incríveis para receber o turista”, explica.
Já em relação ao pedágio, o prefeito de Itanhaém não é favorável ao projeto na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, devido aos impactos de mobilidade aos moradores da Região. No entanto, quer uma explicação do Governo de São Paulo, para obter uma alternativa de acessos para que quem vive no Litoral Sul não seja impactado.