RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeito de Praia Grande recebe Presidente da Autoridade Portuária visando a expansão do Porto de Santos

A Prefeitura de Praia Grande terá um representante permanente no Conselho da Autoridade Portuária de Santos (APS). O anúncio foi feito durante reunião entre o prefeito da Cidade, Alberto Mourão, e o presidente da APS, Anderson Pomini, na tarde de segunda-feira (7), em Praia Grande.

Na pauta do encontro, além da inclusão das cidades no Conselho, também foram debatidos outros temas importantes como a expansão do Porto de Santos com novas áreas para atividades retroportuárias, a necessidade de dragagem regional, planejamento de aprofundamento do estuário e complementação para atividades de embarque de passageiros dentro da Baixada Santista.

A APS trabalha para a expansão do Porto de Santos e estuda algumas áreas com boa configuração para operações retroportuárias e, para isso, fará constante conexão e diálogo com as cidades da Baixada. Conforme o prefeito, Alberto Mourão, Praia Grande tem um volume grande de terrenos disponíveis. “São mais de 15 milhões de m², talvez 10 milhões de m² possam ser utilizados de forma útil, nesse sentido de expandir a atividade retroportuária. Sem falar da possibilidade de nossa Cidade complementar a atividade de embarque de passageiros dentro da Baixada Santista, agregando no projeto do Porto de Santos, estimulando o turismo”.

Mourão ainda destacou a atitude da autoridade portuária de buscar apoio da Cidade e entender a importância do território continental da Baixada para a expansão do Porto de Santos. “Sei da importância de ampliar as atividades, achar novas áreas que possam fazer apoio ao Porto de Santos, tão fundamental para a economia do Estado de SP e do Brasil. É preciso garantir a expansão das atividades dentro do território da Baixada, para gerar empregos, incentivar o setor produtivo aqui e, automaticamente, melhorar o ambiente econômico regional”.

O presidente da APS, Anderson Pomini, avaliou o encontro como positivo e citou o Conselho da Autoridade Portuária para discutir e agregar Praia Grande nesse processo de desenvolvimento regional. “É preciso expandir o Porto de Santos e, para isso, o diálogo com as cidades será de grande importância. Viemos entender o planejamento de Praia Grande para dialogar de forma integrada, atendendo o gráfico de movimentação de cargas e verificar a possibilidade de incluir na poligonal do porto áreas da Cidade”.

A partir da aprovação, pelo Ministério dos Portos, para a autoridade portuária expandir o território, a mesma terá autorização para fazer a dragagem e isso pode possibilitar a implantação de um sistema de transporte hidroviário, ampliar a atividade de carga transportada e melhorar macrodrenagem regional.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS