São Vicente pode contar com uma unidade do SENAI. Pelo menos este é o desejo do prefeito Kayo Amado (Podemos), que se reuniu com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Capital, na última semana. Integrantes do SESI e SENAI também estiveram presentes no encontro.
De acordo com a administração, o chefe do Executivo deseja trazer unidades de ensino e capacitação profissional para a cidade. Kayo Amaro apresentou indicadores socioeconômicos de São Vicente e toda a argumentação sobre a necessidade da implantação de instituições como SESI e SENAI no Município.
Embora a cidade não concentre uma grande quantidade de indústrias, a justificativa para que uma unidade do SENAI seja instalada é que cerca de 17% da mão de obra formal atua nas indústrias da região da Baixada Santista, que é o terceiro maior segmento, atrás apenas de serviços/comércio e administração pública. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Além disso, o prefeito vicentino também aproveitou o encontro para apresentar o planejamento estratégico São Vicente 500 Anos, já que a cidade chegará a esta marca em 2032. Kayo também lembrou da época em que estudou no SENAI, e as dificuldades enfrentadas na época, que reforçam a necessidade de uma unidade no Município.
“Eu morava em São Vicente e estudava no SENAI que ficava na Ponta da Praia, em Santos. Era preciso pegar ônibus lotado e o trajeto demorava cerca de uma hora, para ir e para voltar. Era e ainda é uma realidade vivida por muitos jovens vicentinos”, salientou.
Estiveram presentes na reunião o presidente da FIESP, Josué Gomes, o diretor regional do SENAI, Ricardo Terra, o superintendente do SESI, Alexandre Pflug, o gerente do Departamento de Competitividade e Tecnologia da FIESP, Renato Corona. Pelo Município, participaram a secretária de Planejamento e Governança, Talita Correa, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Juliana Santana.
Área escolhida
De acordo com a prefeitura, a área oferecida para a instalação da unidade do SENAI é a do Centro de Convenções, no Parque Bitaru.
Desde 2021 a Prefeitura de São Vicente estreitou sua relação com SENAI, SESI e FIESP, com destaque para a implantação do CECAP – Centro de Capacitação Profissional, na Área Continental, focado em tecnologia. A unidade fica na Avenida Dep. Ulisses Guimarães, 181, no Jardim Rio Branco.
“Estamos pleiteando um equipamento de formação em nossa Cidade. É justo! Educação, formação técnica, é tirar o jovem da rua e colocar num sistema de ensino de qualidade. Fui muito bem recebido presidente Josué Gomes, que, inclusive, pediu para os técnicos analisarem a área do Centro de Convenções. O sentimento é que amadurecemos essa parceria desde 2021 e temos mais chances de ver isso acontecer. O sonho está cada vez mais perto”, declarou o prefeito Kayo Amado.
Como o terreno do Centro de Convenções pertence à União, o prefeito se reuniu nesta sexta-feira (1°) com o representante da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Emerson Santos, para apresentar a ideia.
“A SPU concorda com o pleito do prefeito Kayo Amado e apoiaremos a sua posição”, concluiu Emerson.