As áreas Insular e Continental de São Vicente receberam o 4º Mutirão do Implanon, que incluiu rodas de conversa sobre a importância da prevenção contra a gravidez. A Secretaria de Saúde organizou a ação, direcionada a adolescentes de 15 a 17 anos.
Para participar, as adolescentes devem morar em São Vicente e estudar em uma escola pública da cidade, além de preencher um formulário disponível no link. Após a inscrição, a Diretoria de Saúde da Mulher entra em contato para informar o local e a data do agendamento da inserção do Implanon. As inscrições permanecem abertas até 22 de fevereiro, com vagas limitadas aos 100 primeiros cadastros de cada região do município, totalizando 200 atendimentos.
A cidade de São Vicente já oferece o contraceptivo para um público específico, incluindo adolescentes de 15 a 19 anos que já tiveram filhos, profissionais do sexo, usuárias de drogas, moradoras de rua e portadoras do HIV.
Sobre o Implanon
O Implanon é considerado um dos métodos anticoncepcionais mais eficazes da atualidade. Com ação prolongada de três anos, sua eficácia supera 99% durante esse período. Após a inserção no braço da mulher, o Implanon libera um hormônio sintético chamado etonogestrel (derivado da progesterona). A substância é absorvida pela corrente sanguínea e bloqueando a ovulação e espessando o muco cervical.
Além de ser altamente eficaz, o método é reversível e de longa duração, permitindo que a fertilidade retorne ao normal após a remoção. O mutirão, viabilizado por meio de uma parceria com a deputada estadual Solange Freitas, busca ampliar o acesso a esse método contraceptivo para adolescentes da cidade.



