A Prefeitura de Guarujá concluiu o mutirão de zeladoria nos bairros Vila Zilda, Vila Edna e Vila Nova. A Secretaria de Operações Urbanas (Seurb) coordenou a ação, que incluiu o desentupimento de dezenas de bocas de lobo e bueiros. Durante o trabalho, as equipes retiraram objetos como capacetes e pneus. O mutirão faz parte do cronograma Resgate Guarujá, que visa levar ações de limpeza a todos os bairros da cidade.
Somente na Vila Zilda e Vila Edna, as equipes desentupiram cerca de 80 bocas de lobo. As vias atendidas incluíram as ruas Manoel Aguiar do Nascimento, Joaquim Siqueira Rocha, Paraíba, Belo Horizonte, Ceará, São Luiz e a Avenida Raphael Vitiello.
Nas proximidades da Escola Municipal Paulo Freire, as equipes desentupiram diversos bueiros. Entre os objetos retirados, encontraram garrafas PET, marmitex, colchão, capacetes, pneus e outros resíduos. Todo o material recolhido recebeu o descarte adequado.
Além disso, as equipes realizaram roçada, capinação, raspagem de sarjetas, coleta porta a porta e limpeza de pontos de descarte irregular de lixo. No total, coletaram 41 toneladas de resíduos.
Tapa-buraco
Para melhorar o tráfego e a segurança viária, as equipes também taparam buracos. Atenderam duas avenidas e sete ruas, fechando 102 buracos, o que equivale a 550 metros quadrados. Para isso, utilizaram 66 toneladas de massa asfáltica.
O secretário de Operações Urbanas destacou que as equipes continuarão o trabalho não apenas nesses três bairros, mas em todo o município. “Não existe cidade pronta. Precisamos manter nossos esforços constantes para garantir qualidade de vida à população. Realizaremos mutirões em toda a cidade, mas sempre faremos manutenção diária em cada bairro. Inclusive, retornaremos a esses três bairros nos próximos dias para ajustar qualquer detalhe que possa ter ficado pendente”, afirmou.



