Então a Prefeitura de Praia Grande iniciou um projeto inovador para promover a posse responsável e a saúde dos animais de estimação na cidade. Chamada de ‘Pet PG Chip’, a iniciativa oferece microchipagem e cadastro de cães e gatos de forma gratuita, com um trailer itinerante que visita feiras livres nos bairros.
Além disso, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) desenvolveu o projeto e conta com uma equipe de veterinários que dá orientações sobre saúde animal. Com isso, a prefeitura democratiza o acesso a esses serviços e facilita a vida dos tutores de pets.
O microchip e suas vantagens
Atualmente o microchip, do tamanho de um grão de arroz, é implantado de forma indolor sob a pele do animal. Ele armazena um número de identificação único, que vincula a informações do pet e de seu tutor. Essa tecnologia, sem bateria ou GPS, é um recurso valioso para localizar e devolver animais perdidos.
Conforme a diretora da Divisão de Controle de População Animal da Sesap, Tissiana Ortiz, a iniciativa é um passo fundamental para a criação de políticas públicas mais eficazes. “Nossa ideia é tirar os animais da invisibilidade, reunindo dados essenciais para o planejamento de políticas públicas de bem-estar animal, como castração, vacinação e ações de enfrentamento ao abandono e aos maus-tratos,” explica.
Por isso o Secretário de Saúde Pública, Isaías Lima, reforça a importância do projeto como uma ferramenta de saúde pública. Ele afirma que a gestão municipal busca “trazer uma atenção especial para os pets, dentro do papel da saúde que é zelar pelo controle populacional dos animais para evitar doenças que o homem pode contrair”.
Serviço já passou por bairros e segue cronograma
O projeto ‘Pet PG Chip’ começou no final de julho e já visitou bairros como Quietude e Vila Sônia. Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o trailer estará na feira livre do Espaço de Eventos de Samambaia.
Para conseguir a microchipagem gratuita e o cadastro no Sistema Nacional de Animais Domésticos (Sinpatinhas), o tutor deve apresentar um documento de identificação e CPF.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Outras ações em prol dos animais
Além disso, a Prefeitura de Praia Grande também está desenvolvendo outras iniciativas importantes. Entre elas, a expansão do serviço de castrações gratuitas e a criação de um Pronto-Atendimento Pet, com previsão de mais de 2 mil procedimentos em 2025.
Portanto para solicitar a castração, o munícipe precisa procurar a Unidade de Saúde da Família (USAFA) em que está cadastrado. Depois, as informações vão para as clínicas veterinárias credenciadas, que entram em contato para agendar o procedimento e a microchipagem.
A cidade também tem um programa de adoção de animais resgatados, que já foram castrados e vermifugados, e aguardam por um novo lar. É possível vê-los no blog Adoção Animal PG.
Veja mais detalhes na reportagem:



