RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura de Santos realiza projeto de recuperação e modernização dos canais

Santos iniciou projeto-piloto para modernização e recuperação estrutural e ambiental dos 12 canais urbanos que compõem o sistema de drenagem do Município. Trata-se do Procanais, em andamento desde abril no canal 2 (Av. Bernardino de Campos), próximo à confluência com a Rua Joaquim Távora.

As ações contemplam reforço de taludes, recuperação de comportas e instalação de sensores para monitoramento hídrico. Realizado pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref), o programa tem investimento de R$ 11 milhões e será executado em duas grandes fases: a primeira, já iniciada em 2025, prevê diagnósticos técnicos e intervenções emergenciais, como reparo nos taludes. E a segunda, entre 2026 e 2028, é voltada à reurbanização, paisagismo sustentável e ações de educação cidadã.

Atualmente, os canais apresentam trechos com trincas, rachaduras, solapamentos e assoreamentos que comprometem o escoamento, a segurança da população e a eficiência hidráulica. A partir do ano que vem, as intervenções abrangem paisagismo funcional, reurbanização dos entornos e implantação do circuito turístico e educativo ‘Caminhos de Saturnino’. Também está prevista a instalação de painéis informativos, áreas verdes e mobiliários urbanos sustentáveis.

O projeto do Procanais será concluído até a próxima sexta-feira (16). Em seguida, o processo será encaminhado ao Departamento de Licitações e Suprimentos, da Secretaria Municipal de Finanças e Gestão (Sefin), e em seguida enviado à Procuradoria do Município. A expectativa é que seja oficializado no mês de setembro.

Financiado com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Básico e Ambiental (FMSBA), o projeto cumpre diretrizes da Lei nº 4.525/2024 e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para as metas 6 (Água e Saneamento), 11 (Cidades Sustentáveis) e 13 (Ação Climática).

Também incorpora princípios de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), priorizando o uso de técnicas e materiais ambientalmente responsáveis, com respeito à dinâmica natural do território e incentivo à participação popular nas ações de cuidado e preservação dos canais. Além das melhorias físicas, a proposta ainda inclui atividades em escolas, QR codes com informações históricas e ambientais nos canais, e um programa batizado de ‘Canal Vivo’, com exposições e mutirões de limpeza nos bairros.

A lista de 12 canais projetados por Saturnino de Brito em Santos inclui: canal 1 (Av. Senador Pinheiro Machado), canal 2 (Av. Bernardino de Campos), canal 3 (Av. Washington Luiz), canal 4 (Av. Siqueira Campos), canal 5 (Av. Almirante Cochrane), canal 6 (Av. Coronel Joaquim Montenegro), canal 7 (Av. General San Martin), além de outros canais nas ruas Moura Ribeiro (Marapé), Barão de Penedo (José Menino), Brás Cubas (Centro), avenidas Francisco Manoel (próximo à Santa Casa) e Jovino de Melo (Zona Noroeste).

Criado no início do século 20, o sistema foi concebido para prevenir alagamentos, combater doenças e organizar o crescimento urbano. Mais de um século depois, o Procanais surge como resposta aos novos desafios da Cidade, como o avanço da impermeabilização do solo e os eventos climáticos extremos.

“Com a iniciativa, Santos reforça sua vocação como cidade inovadora e sustentável, resgatando suas raízes e preparando-se para os efeitos das mudanças climáticas, como o aumento das chuvas intensas e o crescimento urbano”, ressaltou o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos. “É um projeto que alia tecnologia, urbanismo, história e cidadania. O Procanais é uma resposta moderna, integrada e sensível ao que a cidade precisa”, concluiu o titular da pasta.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS