Vinicius Rafael do Nascimento Mendes, conhecido como Vini Negão, de 36 anos, que atua como presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Mathias, localizado no bairro Vila Nova, em Santos, litoral paulista, foi preso em flagrante na última semana após quase 20 quilos de drogas terem sido encontradas no barracão da escola.
A ação policial foi realizada na última quinta-feira (22), na Rua Marechal Pego Júnior, quando a Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) da Deic do Deinter-6, cumpriu um mandado de busca e apreensão em um imóvel que vinha sendo utilizado para o armazenamento e distribuição de drogas na Baixada Santista.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), durante a operação, foram apreendidos aproximadamente 19,5 kg de entorpecentes entre cocaína, maconha e outras substâncias. Também foram localizados R$ 4.730,00 em espécie, três celulares, uma balança de precisão, materiais para embalo de drogas (como sacos plásticos, rolos de filme, eppendorfs vazios), além de uma faca, tesoura e um veículo Fiat Argo.
A pasta ressaltou ainda, que as investigações prosseguem para identificar outros envolvidos. No dia seguinte, durante a audiência de custódia, a prisão em flagrante de Vinicius foi convertida em preventiva. Na data dos fatos, o mesmo teria confessado o armazenamento dos entorpecentes no local, mas posteriormente, questionado pelo juiz, o mesmo negou ser o responsável pelas drogas e afirmou não saber que elas estavam no local.
A Equipe do TH+ entrou em contato com a escola de samba para mais informações ou posicionamento sobre os fatos, mas até o momento, não houve retorno.



