O 7 de setembro é o dia onde se comemora a Independência do Brasil. Só que para os amantes do futebol, a data também tem uma importância gigante. Foi neste dia que um garoto de 16 anos, despontou para o mundo, deixando de ser Edson Arantes do Nascimento para virar Pelé. Neste mesmo dia, mas em 1956, Pelé fez o primeiro gol e o feito foi lembrado na Câmara de Santos.
No 7 de setembro de 1956, o Santos encarou o Corinthians de Santo André e goleou por 7 a 1. Naquela tarde, Pelé marcou o primeiro dos 1091 gols que assinalou pelo Santos Futebol Clube.
Para celebrar a ocasião, o vereador Adriano Piemonte (União Brasil) exibiu no plenário da Câmara Municipal de Santos, durante sessão ordinária realizada na terça-feira (05/09), a camisa usada pelo Rei do Futebol no amistoso disputado na cidade do ABC Paulista, quando o craque falecido em dezembro passado tinha apenas 15 anos de idade.
“Iremos comemorar os 67 anos do primeiro gol de Pelé e foi uma honra exibir a camisa usada por ele e também a do Zaluar, goleiro do Corinthians de Santo André que ao longo da vida sempre se orgulhou de ter sofrido o primeiro gol do Rei do Futebol. Quero agradecer ao Senhor Pérsio Nicoletti, dono de um extraordinário acervo que inclui essas duas peças, por nos ter dado o privilégio de apreciar essas valiosas camisas”, declarou Piemonte.
Museu Pelé
Antes da sessão da Câmara, os uniformes ficaram expostas no gabinete de Adriano Piemonte. Durante todo o dia, o espaço recebeu inúmeras visitas dos demais vereadores, seus assessores e funcionários da casa, que aproveitaram a ocasião para posar para fotos ao lado dos trajes.
Treinador de futebol e filho de Manoel Maria, companheiro de elenco e um dos grandes amigos de Pelé, Aarão Alves não perdeu a oportunidade para fazer um registro das camisas durante sua presença na sede do legislativo santista. Ele é afilhado do Rei.
De acordo com o informado por Pérsio Nicoletti, todo seu acervo poderá ser visto futuramente no Museu Pelé. A data da exposição ainda será definida pela direção do equipamento localizado no bairro do Valongo, no Centro Histórico de Santos.