Como forma de prevenção contra o risco de ressacas e maré alta, Bertioga passa a contar com um equipamento que faz a medição de águas e também das condições da maré. Um telemétrico começa a funcionar nas dependências da Defesa Civil, no Rio Itapanhaú.
Segundo a prefeitura, a estação de monitoramento será capaz de registrar com precisão e em intervalos frequentes o nível da maré, a temperatura e a pressão atmosférica. Os dados coletados serão transmitidos para um servidor a cada 10 minutos, proporcionando informações detalhadas quase que em tempo real.
A ideia da administração municipal, é fazer com que a ferramenta contribua com estudo do comportamento das marés. Em seguida, os dados coletados auxiliarão na previsão e alerta antecipado de ressacas e alagamentos causados pela influência das marés.
Com isso, a Defesa Civil poderá tomar medidas preventivas e minimizar os impactos para a população. Ainda segundo a prefeitura, as informações serão úteis para estudos sobre a penetração da cunha salina, projetos de drenagem e pesquisas científicas relacionadas aos recursos hídricos da região.
A Defesa Civil explicou ainda que a transparência e a democratização desses dados permitirão que o órgão e todos os interessados possam acompanhar as condições das marés de forma atualizada representando um avanço no monitoramento das marés e no entendimento dos fenômenos costeiros. Para conferir as informações em tempo real, o público deverá acessar o site da Rede Telemar.