Procon realiza palestra em Bertioga sobre educação financeira

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Bertioga

Jovens e adultos participaram de uma palestra organizada pelo Procon/SP do Núcleo Regional de Santos, onde a educação financeira foi o tema central. O evento foi promovido em parceria com o Órgão Municipal de Defesa do Consumidor de Bertioga na terça-feira (22).

Denominada de “Palestra Orientação Financeira”, o evento teve como tema “Educação para o Consumo” e o objetivo foi orientar os consumidores, jovens e adultos, abordando de forma prática e didática, incluindo dicas de vários assuntos. Entre eles, a importância da educação financeira, como fazer um orçamento, sugestão de planilha, tipos de créditos, endividamento, cadastro de proteção ao crédito, regularização de cheques sem fundos, consumismo e aspectos emocionais do consumo.  

Toda essa prevenção é necessária em razão do mercado financeiro estar facilitando a obtenção de crédito, especialmente para os jovens e consumidores de menor renda. Se de um lado essa medida aumentou o acesso da população em geral aos bens de consumo, do outro provocou uma série de problemas tais como, a falta de controle financeiro das famílias, o crescente endividamento da população, dificuldades de manter em dia o pagamento de dívidas, entre outros. 

As palestras foram oferecidas gratuitamente, atendendo à solicitação dos interessados, tais como: órgãos públicos, ONGS, associações de caráter filantrópico ou de desenvolvimento social e entidades sem fins lucrativos. 

A palestra ofereceu informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas de consumo. Dentre as práticas do mercado são destacadas aquelas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, serviços de atendimento, e outros assuntos de interesse do consumidor, com fundamento no Código de Defesa do Consumidor e em legislações correlatas. 

A palestra também abordou os direitos básicos voltados para o consumidor idoso, com informações gerais sobre as relações cotidianas de consumo, práticas do mercado, problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança de dívidas, entre outros. 

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