RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Programa Santos Jovem Doutor 2025 estreia com recorde de participantes e novo centro tecnológico

Com 645 alunos selecionados, o Programa Santos Jovem Doutor (PSJD) 2025 iniciou suas atividades nesta quarta-feira (30) em cerimônia no Teatro Municipal Braz Cubas. A iniciativa, que une educação, saúde e tecnologia, ganhou um novo espaço no Parque Tecnológico de Santos, ampliando sua capacidade para formar jovens multiplicadores de conhecimento científico e social.

Desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde e a Faculdade de Medicina da USP (via disciplina de Telemedicina), o programa selecionou estudantes do 7º ao 9º ano de 17 escolas públicas. Os participantes utilizarão recursos como imagens 3D do corpo humano, computação gráfica e impressoras 3D, sob orientação de professores capacitados. Mais de 3,5 mil jovens já passaram pelo projeto desde sua criação.

Novo espaço e conceito “Ikigai”

O PSJD 2025 marca a estreia de um centro tecnológico no Parque Tecnológico de Santos, com salas equipadas para formações de professores e atividades estudantis. O local reforça a integração entre inovação e educação, conforme o presidente do Parque, Eduardo Bittencourt: “Ampliamos o acesso dos jovens à tecnologia, conectando conhecimento a propósito social”.

Nesta edição, os alunos também explorarão o “Ikigai, conceito japonês que significa “razão para viver”. “Queremos que reflitam sobre seu propósito e multipliquem essa ideia”, explicou Ana Lúcia Caetano, coordenadora do programa.

Autoridades destacam impacto social

A vice-prefeita em exercício e secretária de Educação, Audrey Kleys, celebrou a consolidação do projeto: “O Jovem Doutor transforma vidas e é referência nacional, unindo saúde, educação e tecnologia para abrir horizontes”. Já Chao Lung Wen, idealizador do PSJD e professor da USP, ressaltou a inovação pedagógica: Modernizamos a educação vivencial, construindo comportamentos saudáveis com interação”.

Alunos relatam experiências transformadoras

Entre os participantes, Hugo Freitas, 14 anos, veterano do programa, afirmou: “É uma experiência fantástica. Quem tiver chance, deve entrar”. A novata Maria Luísa, 13 anos, da Ponta da Praia, vibrou: “Ser Jovem Doutor é fazer o bem e espalhar conhecimento”.

Parcerias reforçam o projeto

Além do Parque Tecnológico, o PSJD 2025 conta com apoio de empresas como EVO Human Safety Solution, Raizen e instituições como o Programa Municipal de Justiça Restaurativa. O objetivo é ampliar o acesso a metodologias inovadoras e fortalecer o impacto social entre as novas gerações.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS