Programa Santos Viva + Saúde para a Longevidade é lançado

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Com o objetivo de promover Saúde e Bem-Estar, na terça-feira (18) aconteceu o lançamento do Programa Santos Viva + Saúde para a Longevidade. A ação tem como o foco principal, as pessoas com mais de 60 anos, onde de acordo com a prefeitura, correspondem a 24% da população santista e estão cada vez mais atuantes na sociedade.

De acordo com a administração, com o programa, serão lançadas ações articuladas com todas as secretarias, autarquias, iniciativa privada e sociedade civil, voltadas à promoção dos diretos dos idosos, das crianças e adolescentes e à participação popular na formulação e avaliação das políticas públicas voltadas à longevidade (conheça abaixo as primeiras ações). As ações serão capitaneadas pela Assessoria Especial da Longevidade, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“A humanidade está evoluindo. No passado, a sociedade impunha que, a partir de certa idade, a pessoa não poderia mais jogar bola ou dançar. Atualmente, vemos cada vez mais pessoas idosas ativas na sociedade”, afirma o prefeito Rogério Santos (PSDB).

A secretária-adjunta de Saúde em exercício, Alexandra Nunes, lembra que a Organização Mundial da Saúde define o conceito de saúde como bem-estar físico, mental e social, não apenas ausência de doença ou enfermidade.

“Por isso, a SMS encabeça esse programa, que tem diferentes vertentes, inclusive econômicas. Um idoso com um mínimo de conhecimento em finanças tem autonomia para cuidar melhor do seu dinheiro. Atualmente, os problemas financeiros são os principais causadores de transtornos mentais como depressão e ansiedade”, lembra Alexandra.

Santos é considerada a Melhor Cidade para se viver após 60 anos, pelo Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade, pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e apoio do Ministério dos Direitos Humanos.

“Além de ações para o público sênior, o programa reúne iniciativas voltadas a pensar no futuro a partir de ações do presente”, resume Ana Bianca Ciarlini, assessora especial de Longevidade da SMS e idealizadora do programa.

O ouvidor santista, Rivaldo Santos, destacou que “longevidade é aprendizado. Seremos melhores se entendermos melhor as pessoas, independentemente da idade que tenham, colocando-nos na condição do outro”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS