Projeto da terceira fase do VLT é apresentado durante ‘Summit de São Vicente’

Créditos: Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Foi apresentado durante o ‘Summit São Vicente’ os detalhes do projeto da terceira fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Ele será implantado para ligar a Área Insular até a Área Continental da cidade e deve beneficiar até 120 mil pessoas.

Durante o evento ocorrido na segunda-feira (23/10), a administração informou que a licitação já foi concluída e as obras começam no início de 2024. O coordenador da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), o coordenador João Paulo apresentou aos participantes, dados sobre a expansão do meio de transporte à região. Ele informou os prazos iniciais para as obras, que serão de responsabilidade da empresa. Segundo ele, os investimentos serão de R$ 524 milhões. 

A iniciativa prevê a construção de quatro novas estações na Área Continental, sendo elas: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e o Terminal Samaritá. Para isso, será necessária uma série de intervenções, começando pela recuperação do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, com a ampliação das estacas e entrega de uma nova ciclovia.

Segundo o profissional, a licitação para início das obras da Fase 3 já foi concluída, e o contrato com a empresa está prestes a ser assinado. Desde julho de 2022, ainda sob gestão do então governador Rodrigo Garcia, a expansão do VLT foi anunciada e os recursos para as obras do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros, anexo à parte rodoviária foram garantidos.

Segundo a prefeitura, o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), garantiu ao prefeito que o VLT na Área Continental terá atenção especial em seu mandato. 

“O VLT cruzando a Ponte representará uma economia de tempo, em alguns casos, de até três horas diárias em deslocamentos para a nossa população da Área Continental. O que era sonho vai se tornando realidade”, ressaltou Kayo Amado (Podemos).

Expectativa

De acordo com a estimativa levantada pela empresa, a expansão do VLT à Área Continental contemplará, em média, 95 mil pessoas diariamente. Segundo a EMTU, a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até abril de 2028. A Administração Municipal reafirma o compromisso na fiscalização das obras.

“Foi um trabalho árduo para viabilizar esse investimento. Sabemos do sofrimento que muitos passaram quando a Ponte dos Barreiros esteve fechada. As obras aconteceram e, hoje, isso é página virada. Agora, chegou a hora de sonhar ainda mais alto. Sempre bati na tecla de que todo serviço ofertado na Área Insular precisa, também, estar disponível na Continental. Seguirei trabalhando para que isso aconteça”, concluiu o prefeito.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS