Um momento histórico aconteceu nesta sexta-feira (8), na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. O projeto da nova arena multiuso do Santos Futebol Clube foi autorizado pela Prefeitura com capacidade para mais de 30 mil pessoas, em uma área de aproximadamente 71 mil m², onde se encontra o Estádio Urbano Caldeira, na Vila Belmiro.
O evento contou com a presença de representantes do clube, da Prefeitura, da empresa responsável pela obra, a WTorre e outras autoridades. A equipe da TH+ Band Litoral esteve presente acompanhando o momento.
A nova arena será dividida em quatro setores: arquibancada; arquibancada superior, deck premium e camarote.
Haverá uma modernização da estrutura para que além dos jogos, o local receba eventos esportivos e culturais, grandes shows, eventos sociais e um espaço de visitação, como lojas, restaurantes e área de coworking.
A estrutura externa também homenagear grandes ídolos, com projeções com a imagem de Pelé e adaptações do atual Memorial das Conquistas, que deve passar por processo de desmobilização para possível realocação da nova arena.
O novo espaço prevê a construção de um estacionamento para veículos, o que representa um avanço em relação à estrutura atual que não possui vagas próprias.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Aval
O aval da Secretaria Municipal de Obras e Edificações (Seobe) para o projeto foi dado após manifestações e orientações da Secretaria do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e do Condepasa. Também foi necessária a aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) e a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
De acordo com a construtora, o EIV apontou que os impactos negativos esperados serão poucos e de baixa a média significância, o que indica um planejamento cuidadoso para minimizar qualquer efeito adverso nas áreas ao redor.
A empresa também destacou que a localização escolhida ajuda a minimizar os impactos, considerando que no local já existe um empreendimento da mesma natureza em atividade.
Após conclusão da análise técnica do EIV pela Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv), a Prefeitura oficializou o Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc), assinado pelo clube no dia 30. Também foi emitido, na mesma data, o Parecer Técnico de Análise de Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança e aprovado o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
A análise do EIV é etapa obrigatória para a tramitação legal de empreendimentos de grande porte. Por se tratar de um local com forte apelo cultural e turístico para a Cidade, o terreno está gravado como Núcleo de Intervenção e Diretrizes Estratégicas (Nide), o que permite a modernização e revitalização da Arena.
Por toda sua particularidade e especificidade com a vizinhança, o processo teve atenção especial do Executivo, com realização de diversos estudos e, por fim, viabilização de audiência pública, uma etapa decisiva no processo, ao reforçar o compromisso com o diálogo e a construção coletiva de soluções para o futuro da Vila Belmiro e da Cidade.
Medidas preveêm melhorias no bairro
A aprovação do projeto também traz medidas mitigadoras e compensatórias, além das apresentadas pelo empreendedor. Entre elas estão, sinalizações horizontais e verticais nas vias do entorno, instalar painéis de direcionamento e orientação ao público em um raio de até 500m do empreendimento até o final das obras, – implantar bicicletários e paraciclos no interior do empreendimento até o final das obras, entre outros.
Licenças
O clube e os responsáveis técnicos terão, agora, até um ano para pedir a licença para as obras, prorrogável por igual período. Já a conclusão dos serviços é prevista para aproximadamente três anos após o início das construções, incluindo a demolição da estrutura atual.



