RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Projeto de Lei busca limitar guinchamento de veículos e cobrança de diárias em pátios

Foto: GM/Divulgação

Um Projeto de Lei (PL 4056/2023) que tramita na Câmara dos Deputados pode trazer um alívio para motoristas com carros guinchados. A proposta, que visa alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), proíbe o guinchamento e a cobrança de diárias em pátios nos fins de semana e feriados, quando os proprietários não podem regularizar a situação dos veículos.

A deputada federal Rosana Valle (PL-SP), relatora da iniciativa, deu parecer favorável à proposta e a Comissão de Viação e Transportes (CVT) aprovou a medida nesta quarta-feira. Agora, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado, ele será encaminhado para o Senado Federal.

Redução de custos e mais limites

O projeto, de autoria do deputado Reginaldo Veras (PV-DF), altera o artigo 271 do CTB. A medida determina que a cobrança de estadia em pátios comece apenas no primeiro dia útil em que o proprietário consiga providenciar a retirada do veículo. Atualmente, a falta de padronização no funcionamento dos pátios pode gerar custos adicionais.

“Quem tem o veículo guinchado numa sexta-feira, por exemplo, só consegue recuperar ele na segunda, simplesmente porque há pátios que não funcionam no fim de semana. O resultado é mais despesa em diárias. É preciso estabelecer um limite”, explica a deputada Rosana Valle.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

A relatora também incluiu uma mudança no tempo máximo de estadia cobrada. A nova regra reduz o período de seis para três meses.

Exceções para infrações graves

O PL proíbe a remoção de carros para pátios que não funcionam aos fins de semana e feriados. Contudo, essa regra tem exceções. O guinchamento e o recolhimento nesses dias serão mantidos em casos que envolvam segurança viária, como obstrução de vias, emergências ou infrações gravíssimas, por exemplo. A aplicação de multas não sofrerá alteração. Ou seja, o veículo pode ser multado, mas não necessariamente será removido para um pátio.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS