O polêmico projeto que regulamentava o “Rodeio Crioulo” na cidade de Cubatão, foi vetado pelo prefeito César Nascimento. O presidente do Legislativo cubatense, o vereador Topete (PSD), sinalizou que os parlamentares irão manter o veto do prefeito à matéria, que recentemente foi aprovada no plenário da Câmara.
Uma reunião na última quarta-feira (27/08) realizada na Prefeitura, contou com a presença do prefeito César Nascimento e representantes da causa animal na cidade para discutir o projeto de lei Nº 100/2025.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Topete comentou que o projeto é polêmico por colocar em lados opostos os admiradores de tradições culturais, como vaquejadas e rodeios; e defensores da causa animal. O presidente da Câmara afirmou que procurou escutar a todos os segmentos e que, após uma ampla discussão, entendeu que o momento era de rever a aprovação da matéria. “Recuar para a gente poder avançar na causa animal da cidade. A voz do povo é a voz de Deus”.
O prefeito César Nascimento agradeceu ao presidente da Câmara pelo recuo e disse que o diálogo entre os diferentes setores é fundamental para a construção de políticas públicas numa cidade.
Tati Ariki, veterinária e uma das representantes da causa animal presentes na reunião, ressaltou que a Câmara sempre esteve aberta à discussão do projeto de regulamentação do “Rodeio Crioulo”. A ativista disse que a matéria poderia representar dor e sofrimento aos animais.
O veto ao projeto de lei Nº 100/2025 deve ser votado nas próximas sessões ordinárias. Depois da manutenção do veto, a matéria será arquivada na Câmara.



