Público pode “ver” o Kasato Maru no Quebra-Mar de Santos

O novo local promete despertar o conhecimento e curiosidade dos visitantes. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Há 115 anos, os primeiros imigrantes japoneses chegavam ao Brasil, ao chegarem no Porto de Santos. Foi no histórico navio Kasato Maru e agora os moradores e turistas poderão “ver” ao vivo, detalhes da embarcação. Neste domingo (18) foi lançado o recurso tecnológico de realidade aumentada de realidade aumentada, graças a um aplicativo que pode ser acessado no Novo Quebra-Mar, localizado no José Menino.

O lançamento deste aplicativo para smartphones e tablets na manhã deste domingo foi uma das atrações das comemorações preparadas para celebrar os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. O aplicativo foi desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Santos e a empresa de tecnologia Criando Valor.

A solenidade em homenagem aos 115 anos da imigração japonesa no Parque Roberto Mário Santini teve deposição de flores no Monumento dos Imigrantes Japoneses e no Monumento 18 de Junho, e execução dos hinos do Japão e Brasil.

Para acessar outra experiência ligada ao Kasato Maru que o aplicativo permite no Novo Quebra-Mar, o usuário tem de estar perto da Praça das Gerações. Em uma maquete digital, o navio aparece na tela em forma tridimensional, com realidade aumentada, atracando no famoso Armazém XVIII, podendo ser visto em detalhes, de vários ângulos, no convés, na proa e na popa, por exemplo.

Importância

Na solenidade, o prefeito Rogério Santos assinou um decreto que estabelece atividades relativas à paz a serem realizadas em 9 de Agosto – Dia do Desarmamento Nuclear. A data remete a 9 de agosto de 1945, quando os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica na cidade japonesa de Nagasaki. “Assinar este decreto é cumprir um compromisso que eu tinha com a colônia japonesa”, destacou o prefeito.

Rogério Santos afirmou que a beleza da data celebrativa “está na volta ao tempo”. “Este local é hoje o principal espaço da cultura japonesa na Cidade. Tenho certeza que, com os monumentos da comunidade japonesa e com os outros atrativos, o Quebra-Mar se torna o equipamento público mais bonito do Brasil. A tecnologia implantada aqui nos faz viajar na história”.

Presidente da Associação Japonesa de Santos, Sadao Nakai destacou que os aplicativos instalados no Novo Quebra-Mar vão tornar a história do Kasato Maru mais conhecida para as novas gerações. “Depois vieram outros navios trazendo outras famílias. Hoje somos dois milhões de imigrantes japoneses no Brasil”.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS