SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (30), o maior lote de restituição da história do Imposto de Renda. O depósito dos valores será feito a 6,3 milhões de contribuintes, que vão receber R$ 11 bilhões. Esse é o primeiro lote de 2025. Ao todo, são cinco, de maio a setembro.
O dinheiro é pago na conta indicada pelo contribuinte ao declarar, ou por Pix, caso o cidadão tenha feito essa opção e desde que a chave Pix seja o CPF do titular.
O prazo para declarar o imposto termina às 23h59 desta sexta (30). O fisco espera 46,2 milhões de declarações. Até as 19h15 desta quinta (29), 38,4 milhões haviam declarado.
Quem não entrou no primeiro lote pode ser contemplado nos demais. A regra para ter os valores da restituição incluem a data em que o cidadão declarou o Imposto de Renda e se ele faz parte da lista de prioridades da restituição.
*
VEJA COMO FICOU A ORDEM DE PRIORIDADE DO IR 2025
Idoso com 80 anos ou mais
Idoso com 60 anos ou mais, e pessoa com deficiência e com doença grave
Contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério
Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber a restituição por Pix
Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição por Pix
Demais contribuintes
O primeiro lote conta apenas com pessoas que têm prioridade legal para receber, exceto quem optou por usar a declaração pré-preenchida e receber a restituição por Pix. Quem escolheu as duas formas e enviou a declaração no começo do prazo, sem pendências, entrou no primeiro lote.
CONFIRA QUEM RECEBE RESTITUIÇÃO NESTA SEXTA
240.081 idosos acima de 80 anos
2.346.445 idosos entre 60 e 79 anos
199.338 pessoas com deficiência ou moléstia grave
1.096.168 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
2.375.076 pessoas que usaram a declaração pré-preenchida e também optaram por receber via Pix
O segundo lote será pago em 30 de junho. Uma semana antes, deve ser liberada a consulta para saber quem será contemplado. O pagamento da restituição ocorre a quem pagou mais IR do que devia no ano a que se refere a declaração.
Para ter acesso aos valores, no entanto, é preciso entregar o Imposto de Renda à Receita, informando ganhos e gastos do ano anterior.
A chamada declaração de ajuste anual é um ajuste entre fisco e trabalhadores, que precisam declarar todo o rendimento recebido e quanto há de gasto dedutível.
O contribuinte que recebe a restituição a partir do terceiro lote tem direito a correção de 1% mais juros com base na Selic, que é a taxa básica da economia. A Selic está em 14,75% ao ano, o maior patamar em quase duas décadas.
QUEM VAI RECEBER A RESTITUIÇÃO DO IR NO SEGUNDO LOTE?
A Receita ainda não fechou o lote e só será possível fazer a consulta no final de junho. Em geral, os dois primeiros lotes do IR têm contribuintes prioritários. A liberação dos valores, no entanto, segue duas regras: a ordem de entrega da declaração e a lista de prioridade prevista na lei. Quem declara antes, recebe primeiro.
COMO FAZER A CONSULTA À RESTITUIÇÃO?
A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda foi liberada às 10h desta sexta (23), no site da Receita e o pagamento será feito no dia 30, seguindo a opção feita pelo contribuinte ao entregar a declaração: depósito em conta bancária ou Pix.
Também é possível entrar no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual), com senha do portal Gov.br. As consultas aos demais lotes podem ser feitas assim que a liberação desta etapa ocorrer por parte da Receita. É preciso ter o número do CPF do declarante.
VEJA O PASSO A PASSO NO SITE DA RECEITA
– Entre no site de consulta da restituição
– Informe o CPF e a data de nascimento e selecione 2025 em Exercício
– Em seguida, clique em “Sou humano” e, depois, vá em “Consultar”
– Na página seguinte, o programa informa se você está na lista de restituição
A Receita paga a restituição por lotes. São cinco, de maio a setembro. O primeiro é liberado no último dia do fim do prazo de entrega. Os valores caem na conta informada ao declarar o IR ou no Pix, caso seja essa opção e se a chave for o CPF do contribuinte.
O prazo para declarar o IR vai até 30 de maio. Quem é obrigado a prestar contas e atrasa paga multa mínima de R$ 165,74, que pode chegar a 20% do imposto devido no ano. Neste ano, são esperadas 46,2 milhões de declarações.
CONFIRA O CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO DO IR 2025
Lote – Data de pagamento
1º lote – 30 de maio
2º lote – 30 de junho
3º lote – 31 de julho
4º lote – 29 de agosto
5º lote – 30 de setembro
Redação / Folhapress


