Após alguns dias na Europa, para encontros com autoridades para destacar iniciativas para a Cultura, Turismo e o Porto, o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB) retornou à cidade nesta segunda-feira (09/10) e trouxe novidades.
Ele esteve na TV Thathi Band Litoral, para participar dos programas da emissora e bateu um papo com o THMais. O chefe do Executivo destacou a importância da troca de experiências com autoridades de Portugal e da Itália. Em solo português, ele tratou de temas como o acervo cultural de Braz Cubas, fundador de Santos e que pode chegar à cidade. Já em terras italianas, a questão portuária foi colocada em pauta.
“O principal foco foi a busca por investimentos para a implantação do Porto-Indústria, o Porto-Tecnologia, o Parque Tecnológico e também uma amostra que liga Coimbra à Santos. José Bonifácio, Bartolomeu de Gusmão e Alexandre Gusmão, são de Coimbra e trem origens com santistas. Vamos trocar experiências. Na cidade de Porto, conhecemos o acervo de Braz Cubas e que deve ser levado para que o santista conheça mais sobre ele”, explica.
“Em Gênova, na Itália, conhecemos a imigração dos italianos até Santos, já que a cidade foi o principal ponto de imigração da Itália. Queríamos o irmanamento com eles e trouxemos missões importantes a serem completadas, como a parceria com a Universidade de Gênova, para cursos internacionais, dentro do Parque Tecnológica de Santos. Também trouxemos em pesquisas conjuntas nos centros tecnológicos europeus, para que as ideias serem implantadas aqui, além de desenvolvimento do turismo, através de agendas com o governo federal”.
Outro assunto abordado por Rogério Santos é a expansão da circulação dos cruzeiros marítimos.; Segundo ele, a ideia é fazer com que os europeus façam viagens de longa escala até o Brasil, especialmente em Santos.
“Queremos ligar a Europa, por meio do Porto de Lisboa, até o Porto de Santos. Faremos reuniões para definir as parcerias e concretizar os projetos”.
Encontro Indústria Porto
Nesta terça-feira (10/10), será realizado em Santos, o 2º Encontro Indústria Porto, onde ideias para aperfeiçoar o Porto de Santos e o Polo Industrial de Cubatão. O prefeito de Santos comentou sobre a necessidade de ações conjuntas e sustentáveis.
“É necessário que todas as cidades da Baixada Santista estejam bem e que possamos trabalhar juntos. Cubatão tem um dos principais polos industriais do Brasil, mas sofreu com a desindustrialização e teve mais investimentos com o agronegócio. É necessário políticas públicas para estimular a indústrias, com reestruturação, investimentos e inovação em tecnologia. Por isso a relação Porto, Indústria e Tecnologia é fundamental; Tanto o Porto de Santos, como o Polo de Cubatão precisam ser modernizados e estamos conversando com os governos do Estado e Federal.
“Com tudo o que aprendemos na Europa, vamos levar para o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) para que desatemos alguns nós sobre a relação Porto-Indústria e Aeroporto Indústria. Um exemplo é o projeto Andaraguá, de Praia Grande, que precisa sair do papel, após tantos anos sendo falar. Também o Aeroporto Civil Metropolitano, que está saindo do papel. Temos de fazer o esforço para que o Porto-Indústria saia do papel e garantir a expansão. E Santos ter vocação para a tecnologia, que exige pequenas plantas industriais para a implantação destes serviços”.
Obras
Rogério Santos voltou a falar sobre as obras que ocorrem na cidade. Embora com grande importância para o desenvolvimento de Santos, muitas queixas, principalmente a mobilidade tem sido feitas. O chefe do Executivo reconhece a situação e garante que trabalha para reduzir os impactos. Mas garante que após a conclusão dos trabalhos, as novas vias trarão uma grande melhoria.
“O VLT deveria estar com as obras adiantadas e que o Governo do Estado iniciou de maneira errada. A prefeitura e eu estamos cobrando diariamente para que os trabalhos sejam acelerados. Ela é difícil de fazer, mas é necessário agilizado. Na Europa, vi o VLT e o metrô avançando em obras e que colaboram com o desenvolvimento”.
Recebemos de uma vez o investimento de R$ 200 milhões para as obras urbanas. Quando libera, temos um tempo para iniciar as obras. O trabalho é feito diariamente, a CET-Santos faz o trabalho para organizar o trânsito nos locais com as obras e diminuir os impactos. As obras são necessárias para revitalizar as vias, com paisagismo, drenagem e urbanismo organizados.
Esporte em Santos
O prefeito Rogério Santos destacou também as campanhas de Santos e Portuguesa Santista neste mês de outubro. Enquanto o Peixe consegue uma reação no Campeonato Brasileiro, a Briosa saiu na frente da final da Copa Paulista, com importante vitória no Ulrico Mursa. Segundo ele, estes triunfos são essenciais para mostrar a vocação esportiva e está confiante no título da Portuguesa Santista.
Ele também falou sobre a obra da futura arena da Vila Belmiro. A prefeitura está de olho no andamento do projeto e relatou que projetos para organizar as intervenções na área, que é residencial serão implantados.
“Pensando na importância do Santos, pelo que já trouxe para a cidade e pelo reconhecimento mundial que o clube tem, é necessária uma arena multiuso para os campeonatos de futebol, mas também para shows e eventos culturais. Aprovamos na Câmara de Santos um projeto para a Vila Belmiro, onde sejam cumpridas as contrapartidas de serviços de obras, segurança, melhorias de drenagem, calçadas e o trânsito. Tudo para garantir a valorização.”
“O projeto já foi aprovado e vamos acompanhar de perto. Em Gênova, conheci a realidade do estádio que é municipal e a área é valorizada. Ele convive com uma vida urbana, com shows, grandes espetáculos e queremos fazer o mesmo para Santos, gerando entretenimento, emprego e muitos atrativos”, finaliza.