Recorde! CAMPS Santos alcança a marca de mil jovens com contrato de trabalho

Créditos: Divulgação/Camps

Desde que foi criado, em 30 de novembro de 1967, há 56 anos, o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS) Santos tem levado a missão de oferecer a primeira oportunidade aos adolescentes e jovens a conquistarem o primeiro emprego. E nesta semana, a entidade obteve um recorde significativo. Foi garantido o recorde de mil jovens em contratos de aprendizagem ou de estágio ativos.

Segundo o CAMPS, este é o maior número registrado dos últimos 10 anos e tudo isto se deve aos contratos estarem distribuídos em cerca de 200 empresas privadas e órgãos públicos conveniados. Atualmente, segundo a entidade, a Prefeitura de Santos é a quem mais contrata, que atingiu o número de 200 jovens contratados em 2023. Na segunda posição, está o Grupo Cesari, com 97 jovens contratados. E em terceiro lugar no ranking de maiores contratantes, aparece a MSC, com 77 contratos.

Conforme o presidente do CAMPS, Elber Justo, por ano, cerca de 2.500 pessoas são atendidas pela instituição em diversos programas, projetos e cursos realizados também em parceria com outras entidades.

“A fim de aumentar essa capacidade de formação nos próximos anos, compramos e estamos reformando um prédio com 5 pavimentos, com 1.102 metros quadrados, ao lado da nossa sede atual. Depois de pronto, o local terá mais 10 salas de aulas bem equipadas para ampliar nosso atendimento”.

Segundo Justo, um dos diferenciais do CAMPS é o Projeto Avançar, curso modular de quatro meses, que antecede o contrato da aprendizagem e visa desenvolver competências e habilidades para o mercado de trabalho.

“O projeto tem como objetivo a promoção social de adolescentes de Santos, entre 15 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Por ano, são formados 700 jovens neste programa, divididos em duas turmas, uma no primeiro e outra no segundo semestre”, explica o presidente.

O CAMPS Santos fica na Avenida Washington Luiz, s/n, Vila Mathias, em Santos. Mais informações no telefone (13) 3226-6464 ou pelas redes sociais Facebook.com/campssantos Instagram: @campssantos e no site.

Etapas e ingressão de jovens

Após a formatura do Projeto Avançar, os jovens ficam aptos a ingressarem no Programa de Aprendizagem. Uma vez aprovados nos processos seletivos, dão início à aprendizagem prática nas empresas parceiras e comparecem, semanalmente, ao CAMPS, onde participam de um dos cursos habilitados junto ao Ministério da Economia.

Em 2016, por meio do Programa Maior Aprendiz, o CAMPS passou também a auxiliar jovens entre 18 e 24 anos a conseguirem o primeiro emprego. Visando incentivar os jovens a darem continuidade em suas carreiras profissionais com todo o suporte necessário, o CAMPS possui ainda o Programa de Estágio voltado a universitários e estudantes de cursos técnicos e tecnólogos.

Outra frente da instituição é o Programa CapacitaCe, realizado em parceria com a Universidade Corporativa Cesari, que tem como objetivo capacitar e incluir profissionais com deficiência no mercado de trabalho.

O projeto é destinado a pessoas entre 15 a 40 anos, de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. Ao todo, o programa já formou 54 pessoas, muitos deles já estão inseridos no mercado e alguns aguardam uma oportunidade de trabalho.

Visando incrementar o currículo dos jovens para que possam chegar ainda mais preparados ao mercado de trabalho, o CAMPS oferece ainda cursos de inglês e de Power BI.

Além da formação profissional, o CAMPS também oferece serviços de atendimento psicológico, médico, oftalmológico e odontológico para todos os jovens e seus familiares de forma contínua e gratuita, além de alimentação, material didático e uniforme.

Aos sábados, a instituição promove, em sua sede, oficinas de violão, formação de DJ, dança e teatro, abertas para toda a comunidade. A iniciativa é realizada através do Programa Municipal de Incentivo Fiscal de Apoio à Cultura (Promicult), com o apoio das empresas MSC e BTP. Também no sábado ocorrem os ensaios da Banda Marcial do CAMPS.

“As iniciativas são inúmeras, mas a finalidade é uma só: oferecer mais conhecimento e aumentar o número de postos de trabalho na nossa região, sempre tendo a aprendizagem como foco principal e o bem-estar dos jovens em primeiro lugar”, destaca o presidente do CAMPS Santos.

História

Fundado em 30 de novembro de 1967, o CAMPS Santos é uma instituição sem fins lucrativos, que através da assistência social insere jovens no mercado de trabalho por meio da aprendizagem profissional.

Em 55 anos de história, mais de 120 mil jovens tiveram a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada graças aos programas oferecidos pela entidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS