Rede hoteleira de Santos tem o melhor desempenho no primeiro semestre desde 2015

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

O primeiro semestre terminou com motivos de comemoração para o turismo de Santos, principalmente a rede hoteleira. Afinal, a ocupação dos hotéis obteve o melhor desempenho no período desde o ano de 2015. Os fatores foram puxados pela temporada de verão e de cruzeiros. Somente com ela, o impacto foi de R$ 400 milhões.

Dados da Seção de Pesquisa Turística (Sepesq) da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), mostram que de janeiro a junho, os hotéis de Santos tiveram média de ocupação de 59,33%. A taxa é 9% maior do que a do mesmo período no ano passado (54%) e 18% superior a de 2019, último ano sem as restrições provocadas pela Covid-19, o que comprova a tendência de retomada crescente após o fim da pandemia.  

Além da expressiva temporada de verão, que atraiu mais de 2,6 milhões de turistas à Cidade, a ocupação dos hotéis tem sido favorecida pelos feriados prolongados, que têm superado as expectativas. Corpus Christi, por exemplo, atraiu pouco mais de 275 mil visitantes a Santos, índice 39% superior ao de 2022 (198,3 mil pessoas).

Consequência e resultados

A THMais entrevistou o economista Marcelo Rocha, que comparou os dados e ressaltou os pontos positivos que a cidade obteve com o resultado de movimento.

“A importância desse resultado para a cidade é imensa, pois além do impacto econômico direto, a indústria do turismo desempenha um papel crucial no desenvolvimento da cidade, gerando empregos e oportunidades para os residentes. Além disso, o aumento do turismo impulsiona outros setores da economia, como o comércio e os serviços”, explica.

O economista também destaca a influência positiva que a cidade tem com o resultado. Mais do que apenas o aspecto financeiro, a visibilidade também é enorme.

“As consequências positivas desse resultado econômico são diversas. Primeiramente, a cidade ganha uma maior visibilidade no cenário turístico nacional e internacional, o que pode atrair mais visitantes e investimentos para a região. A receita proveniente do turismo pode ser reinvestida em melhorias de infraestrutura, como obras públicas e aprimoramento de serviços, o que beneficia tanto os turistas quanto os moradores locais”.

“O melhor primeiro semestre do turismo desde 2015 em Santos traz ótimas perspectivas para a cidade e deve servir de estímulo para as cidades do entorno. O impacto financeiro de R$ 400 milhões é uma prova do potencial turístico da região e da eficiência da rede hoteleira local. Espera-se que essa retomada pós-pandemia fortaleça ainda mais a economia local, atraindo mais turistas, proporcionando empregos e impulsionando o desenvolvimento sustentável da cidade”.

Outra tendência explicada por Marcelo Rocha é uma tendência que o turismo pode ser vista em Santos, mas também em outras partes do Brasil e do mundo: o turismo sustentável. Segundo ele, cada vez mais os empresários estão investindo em ações que mostram a beleza das cidades, mas também a sustentabilidade.

“Com a preocupação global com o meio ambiente e a busca por práticas mais responsáveis, há uma oportunidade de desenvolver o turismo sustentável em Santos. Isso implica em promover atividades ecológicas, preservação do patrimônio natural e cultural, além do estímulo a negócios locais que sigam princípios de sustentabilidade”.

Locais e eventos visitados de Santos

No primeiro semestre, os equipamentos turísticos mais visitados foram, pela ordem, Museu do Café (235 mil pessoas e aumento de 69% em relação ao mesmo período do ano passado), Aquário (205 mil e +14%), Orquidário (62 mil e +22%), Bonde (54,3 mil e + 127%) e Monte Serrat (46,7 mil e + 47%).

“Desde a retomada das atividades turísticas Santos vem batendo recordes, tanto na atração de turistas à Cidade quanto na realização de eventos. Esses números indicam que estamos no caminho certo e que vamos continuar trabalhando, ampliando os atrativos como o Parque Valongo e o Novo Quebra-Mar, para divulgar a nossa cidade e fazer com que mais pessoas venham aqui e aproveitem os nossos atrativos. Isso é fundamental para gerar oportunidades de negócios aos empreendedores locais e na geração de emprego”, comemorou o prefeito Rogério Santos (PSDB).

Segundo a Prefeitura de Santos, diversas ações para atrair mais turistas. A área do futuro Parque Valongo foi viabilizada em maio junto ao governo federal. Situada entre a Rua Riachuelo e a Praça Antônio Telles, reunindo os armazéns 4, 5 e 6 do Porto, será requalificada e transformada em polo turístico, cultural e de lazer até julho de 2024.

Ainda segundo a administração existe um trabalho para ampliar os atrativos turísticos já existentes. Exemplos disso são a revitalização do Novo Quebra-Mar e do Mercado Municipal (ambas em andamento), além da Nova Ponta da Praia com o Blue Med Convention Center. Inaugurado em 2020, se tornou um dos mais modernos do País e tem incentivado o turismo de negócios.

Já os eventos, além de atrair pessoas à Cidade, contribuem para a revitalização do Centro Histórico. Os principais são a Festa Inverno Criativo, que está em andamento, o Santos Café, que obteve mais de 90 mil visitantes, do Imigrante, Afroempreendedorismo, Santos Criativa Festival Geek, Primavera e Natal Criativos.

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