A Área Continental de Santos receberá um forte investimento para ampliar o sinal de wi-fi. Escolas e unidades de saúde instaladas na região serão beneficiadas com o acesso gratuito à internet em espaços públicos. Além disso, a prefeitura anunciou a implantação do monitoramento urbano integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO).
Segundo a administração, a medida será possível por meio do projeto Conectividade na Área Continental. Nele há a previsão da instalação de torres de telecomunicação com links de rádio para dotar os serviços públicos desta região com a mesma velocidade de conexão do que a do restante do Município. Desta forma, ele passa dos atuais 50 megabits por segundo para até 1.000 megabits/segundo.
Santos conta na área insular com mais de 450km de fibra ótica (Infovia), mas, devido às dificuldades territoriais, a rede não se expande à Área Continental, cercada pelo canal do Estuário, rios e Mata Atlântica.
No último dia 10 de julho, houve a publicação do extrato de contrato com a empresa Net Telecom (vencedora de licitação). Ela ficará responsável pelo fornecimento e instalação da infraestrutura. Na terça-feira (25) foi dada a ordem de serviço para o início da instalação e, nesta sexta (28), serão realizadas as primeiras vistorias técnicas da empresa.
O investimento será de R$ 3.186.130,17, válido por 12 meses, com previsão de construção de quatro torres (duas de 45 metros e duas de 15m) e um mastro de transmissão no período de oito meses.