A atividade desenvolvida pela professora Thaís Padella na Unidade Educacional Raul Rocha do Amaral (Ponte Nova) se transformou em referência de aprendizagem prática e integrada ao cotidiano dos alunos. Durante a aula de matemática, enquanto trabalhava o conteúdo de cálculo de área e perímetro no livro Aprova Brasil, a professora observou que os trabalhadores envolvidos na reforma da escola estavam realizando medições para a instalação de placas de cerâmica. Inspirada por essa situação real, a docente adotou a estratégia de usar o contexto da reforma para tornar o aprendizado mais concreto e significativo.
Os alunos foram divididos em grupos e encarregados de ajudar a medir e contar as placas de cerâmica, conectando a teoria estudada com a prática vivida na escola. Na lousa, a turma realizou os cálculos baseados nas medições feitas no corredor da escola, aplicando diretamente os conceitos de área e perímetro com base nos dados coletados.
A professora destacou a importância da aprendizagem prática para o desenvolvimento global dos alunos, permitindo que eles não apenas dominassem os conceitos matemáticos, mas também desenvolvessem empatia pelos trabalhadores, compreendendo o esforço físico e a quantidade de cálculos necessários para a execução do trabalho manual. Além disso, a experiência reforçou a importância do domínio da tabuada, já que facilita os cálculos e torna o processo mais eficiente.
A atividade foi considerada especial devido ao contexto da reforma, transformando o transtorno da obra em uma oportunidade educativa enriquecedora.