A oportunidade para um recomeço de vida para os 128 afegãos que estão refugiados em Praia Grande, está mais próxima. Nesta terça-feira (18), a Polícia Federal vai realizar a situação de 120 imigrantes afegãos que solicitaram visto humanitário ao Brasil.
De acordo com a PF, os imigrantes estão atualmente nas dependências do Sindicato dos Químicos de Praia Grande. A ação acontece em parceria com o governo de São Paulo, prefeitura de Praia Grande, Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Cáritas e entidades da sociedade civil.
Durante o processo de regularização serão emitidos a concessão de visto temporário e autorização de residência para fins de acolhida humanitária para nacionais afegãos, baseado na Portaria interministerial MJSP/MRE N° 24, de 03/09/2021.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, após a emissão da Carteira de Registro Nacional de Residência, os imigrantes afegãos receberão a Carteira de Registro Nacional de Migrante, com a qual poderão praticar atos da vida civil, como obter carteira de trabalho e acesso ao SUS, por exemplo.