Rotatórias de Praia Grande passam por remodelação

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Com a intenção de reforçar a segurança do trânsito, as rotatórias se tornaram equipamentos fundamentais para o controle de velocidade. Em Praia Grande, os bairros do Boqueirão e Sítio do Campo vão contar com novas rotatórias para levar mais segurança viária para condutores de veículos e pedestres que utilizam o trecho.

De acordo com a prefeitura, a ação tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2024, está sendo coordenada pela Secretaria de Obras Públicas (Seop) e acontece através de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).

A principal missão das rotatórias é eliminar os conflitos no trânsito. Antes, no sistema viário localizado entre ambas as rotatórias existiam dois acessos, que criavam conflitos de trânsito, resultando em possibilidades de acidentes, além de atrapalhar a fluidez do trânsito.

Com a obra, conflitos viários foram retirados, mantendo o fluxo dos veículos em vias no formato de um “oito”, garantindo mais segurança para condutores e passageiros.

Condutores tinham somente duas faixas para circularem em torno da rotatória antes. Com o estreitamento da parte central da rotatória, hoje foi ampliado para três faixas de rolamento de veículos no local, garantindo mais segurança viária a todos

O trecho em frente ao Palácio das Artes já se consagrou como uma importante área cultural, com apresentações musicais e instalação da árvore de natal municipal. Porém, o antigo sistema viário no trecho resultava em falta de segurança para os pedestres presentes. Com a obra, em frente ao Palácio das Artes está sendo construído um calçadão para eventos e uma área de embarque e desembarque de passageiros. E a árvore de natal da Prefeitura será instalada no trecho anualmente.

Antes, quem seguia pela Rotatória da Região da Entrada de Praia Grande, tinha poucos metros para conseguir acessar o final da Avenida Presidente Costa e Silva (em frente ao Palácio das Artes) sentido Avenida Ayrton Senna. O curto trecho causava um grave conflito viário, resultando em muitas ocorrências de trânsito. Hoje, o trecho para acessar o final da Avenida Presidente Costa e Silva (em frente ao Palácio das Artes) sentido Avenida Ayrton Senna foi ampliado, garantindo mais segurança viária a todos.

Antes, pedestres não tinham a opção de acessar com segurança viária o trecho entre o Terminal Rodoviário Tude Bastos e o Palácio das Artes. Hoje, estão sendo criadas calçadas por toda extensão do trecho entre o Terminal Rodoviário Tude Bastos e o Palácio das Artes, com guarda-corpo (proteções metálicas laterais), que permitirão a passagem de pedestres com o máximo de segurança viária. Elas estarão localizadas à direita da obra, no sentido Xixová/Boqueirão.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS