A Prefeitura de Santos, em resposta aos últimos ocorridos nos cemitérios do município, abriu processo licitatório para contratar 14 seguranças, para proteger os locais. No último domingo (16) dois homens foram presos por invadirem e furtarem o Cemitério da Filosofia, no Saboó. Na mesma data, dois crânios, de um homem e de uma mulher foram furtados do Cemitério da Areia Branca, na Zona Noroeste.
De acordo com a administração municipal, os profissionais atuarão em regime de escala de 12/36, 24 horas por dia, com a metade de cada efetivo atuando nos períodos diurno e noturno, divididos da seguinte forma:
Cemitério da Areia Branca – Quatro guardas
Cemitério da Filosofia – Seis guardas
Cemitério do Paquetá – Quatro guardas
O contrato será vigente por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais quatro anos. O processo licitatório conta com diversas fases e, caso não ocorra nenhuma intercorrência, deve ser concluído em 90 dias.
Santos também informou, que também haverá, a contratação de mais guardas municipais. A Secretaria de Gestão e Finanças informa que o edital para este concurso está em trâmite administrativo. Os admitidos vão compor o quadro da GCM para suprir as demandas da corporação e os projetos da administração.
Roubo no Saboó
Dois homens homens foram presos por invadirem e furtarem o Cemitério da Filosofia, no Saboó. A Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiu impedir que a dupla levasse as peças de jazigos. Segundo a corporação, a ação aconteceu no domingo (16).
A informação repassada era de que os criminosos fugiram pela Rua Pio XII, na lateral do cemitério. Os agentes municipais foram ao local e abordaram os suspeitos. Em revista foram encontrados cinco ornamentos de bronze e uma talhadeira utilizada para removê-los dos jazigos.
A dupla foi presa e eles foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos, ficando à disposição da justiça.
Roubo de Crânios na Areia Branca
Criminosos invadiram o Cemitério da Areia Branca, na Zona Noroeste, para furtar crânios. O crime é investigado pela Polícia Civil. O crime ocorreu no domingo (16), quando crânios de homem e mulher foram levados.
A GCM foi acionada e o caso é investigado pelo 5º Distrito Policial de santos. Uma perícia foi solicitada para ser feita no ossuário. O crime é previsto no artigo 211 do código penal e a punição é de um a três anos de prisão, além de multa.
A Administração municipal informou, que os cemitérios municipais, bem como os demais próprios do município, são protegidos pela guarda civil municipal. Os três equipamentos são monitorados por meio de câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) e também com patrulhamento em rondas diuturnas nos locais e arredores.