A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) teve um final de semana bem agitado com ocorrências envolvendo abandono de crianças na praia e casos de roubo e violência doméstica. Os responsáveis foram levados para a delegacia.
Segundo a corporação, a primeira ocorrência foi na sexta-feira (27/10), quando uma equipe realizava patrulhamento na orla da Aparecida e se deparou com duas crianças sentadas sozinhas no banco. Elas tinham seis e oito anos e os agentes foram conversar com a dupla. As crianças contaram foram deixadas no local havia um tempo pelo irmão, de 15 anos e que não havia retornado para buscá-las.
Então os guardas aguardaram o retorno do irmão ou alguém responsável pelos menores, o que não aconteceu. A equipe, então, acionou o Conselho Tutelar e todos foram encaminhados à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A mãe foi localizada e acabou conduzida à sede da DDM. Lá ela foi autuada por abandono de incapaz. As crianças permaneceram sob custódia da Seção de Acolhimento (Seacolhe).
Prisão por roubo
Ainda na sexta-feira, a Guarda Municipal de Santos esteve no bairro José Menino e realizou a prisão de um homem. Segundo a corporação, um morador foi rendido por um homem na Rua Gaspar Ricardo e teve o celular roubado.
A equipe se deslocou até o local e se deparou com a vítima já imobilizando o autor do crime. Os agentes conseguiram prendê-lo em seguida.
Segundo o boletim policial, a vítima comercializava aparelhos celulares pela internet e combinou uma venda com entrega próximo à Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Chegando ao local, acabou sendo rendida por dois homens, sendo que um deles portava um simulacro de arma de fogo.
A vítima não se intimidou e entrou em luta corporal com o suspeito, recuperando o aparelho telefônico. O comparsa fugiu a pé.
O homem foi preso e encaminhado ao 7º Distrito Policial (DP), onde foi elaborado um boletim policial por roubo e o acusado ficando à disposição da Justiça.
Agressão à mulher
Já no domingo (29/10), a equipe flagrou um homem agredindo a própria esposa na frente da Coordenadoria da GCM no bairro Caruara, Área Continental de Santos.
O agressor foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a autoridade determinou o registro de ocorrência de violência doméstica, ficando preso.