Rua de Santos passa por grande reurbanização

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Um dos principais corredores comerciais de Santos, a Rua Bassin Nagib Trabulsi, na Ponta da Praia, começou a receber obras de reurbanização. Os serviços começaram desde a terça-feira (27) e ela será completamente transformada. Segundo a prefeitura, o objetivo é valorizar o espaço diversificado de negócios, de interesse turístico e residencial. Com cerca de 200 metros de extensão, a via, ladeada por prédios, abriga atualmente cerca de 4 mil moradores.

De acordo com o arquiteto Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), as obras também buscam garantir mais conforto e segurança aos moradores, usuários e visitantes. Haverá renovação das guias, sarjetas e do pavimento asfáltico, serão criadas três lombofaixas para travessia de pedestres, instalados três bancos de concreto e 12 lixeiras. 

Os passeios públicos serão refeitos, seguindo o padrão Calçadas para Todos, e a chamada “faixa de serviço”, localizada junto à pista de tráfego e que representa um terço de sua largura, será recoberta por mosaicos portugueses, a exemplo da Rua Gastronômica (Rua Tolentino Filgueiras), no Gonzaga.

Os passeios ainda ganharão 11 árvores, 50m² de grama e floreiras. O projeto elaborado pela Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano) também contempla limpeza geral da rede de drenagem.

Sem transtornos

Para minimizar os transtornos, as obras na Rua Trabulsi, serão realizadas em quatro etapas. A via recebeu tapumes na pista, na altura do Supermercado Extra, dividindo a rua em dois trechos, ambos temporariamente com trânsito de veículos nos dois sentidos de direção apenas para acesso local. Também não é permitido o estacionamento de veículos de forma temporária.

As obras começaram no trecho da rua próximo à Avenida Bartolomeu de Gusmão, que também foi isolada pela metade pela Seserp, permitindo a realização dos serviços em uma seção, enquanto a outra permanece liberada para a circulação local de veículos.

“Só quando essa metade estiver concluída é que as intervenções começarão do outro lado da pista”, explicou o engenheiro Hélio Santos Jr.

Os trabalhos tiveram início com a remoção de guias e sarjetas, seccionadas do asfalto com máquina policorte e removidas com o uso de uma retroescavadeira. No total, a rua ganhará 320 metros lineares de sarjeta, ou seja, 160 metros de cada lado; 462 metros lineares de guias e 1.118m² de calçadas com acessibilidade, em concreto desempenhado.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS