Rua de Santos terá obras concluídas na próxima semana e vai ficar de cara nova

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Moradores e comerciantes da Rua Azevedo Sodré, em Santos, terão uma via de cara nova e repaginada. O último trecho da rua, entre as avenidas Conselheiro Nébias e Washington Luís (canal 3), no Boqueirão, terá as obras concluídas no dia 16 de novembro. A ideia é que o local fique de cara nova e moderno.

De acordo com a administração, os trabalhos se concentram com a nova pavimentação do último trecho entre a Conselheiro Nébias e a Rua Valdomiro Silveira. O prefeito Rogério Santos (Republicanos) se reuniu com moradores e comerciantes da via, quando foram apresentadas propostas para a criação de uma nova identidade para a Rua Azevedo Sodré.

A ideia da administração é fazer algo similar ao que foi feito na Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. Com a remodelação, a via passou a ser conhecida como Rua Gastronômica.

A via, que ainda ganhará ipês amarelos e floreiras, deve ter as faixas de travessia de pedestres e pontos de ônibus com decorações especiais, tornando-se pontos instagramáveis, por exemplo. Todos os detalhes serão definidos pelos próprios moradores e comerciantes.

Como vai ficar a via?

A Prefeitura de Santos informa que no último dia 1º de novembro foi encerrada a construção da segunda e última baia para a parada de ônibus na Rua Azevedo Sodré. O serviço contemplou as vias Itapura de Miranda e Conselheiro Nébias. 

Com 30 metros de extensão e 25 centímetros de espessura cada, as duas baias para parada de ônibus foram feitas em concreto armado, com piso rígido e acabamento ranhurado. A primeira foi construída no trecho entre as ruas João Pinho e Firmino Barbosa. Essas faixas estendem-se do meio-fio até 3 metros de largura em direção ao centro da pista, suficiente para o trânsito e parada dos veículos de transporte público.

A faixa dinâmica citada pelo profissional é outra novidade, inédita na Cidade.  De cor avermelhada e 2,20 metros de largura junto ao meio fio do lado esquerdo, sentido Washington Luís, destina-se ao embarque, desembarque, carga e descarga em condições de segurança.

Ela funcionará também como uma extensão da calçada durante eventos organizados pelos comerciantes, sendo interrompida apenas nos cruzamentos com as ruas Eloy Fernandes, Firmino Barbosa e Valdomiro Silveira.

Outro diferencial é o detalhe visual arquitetônico em 203m² de passeios, com o assentamento de mosaicos portugueses na chamada ‘faixa de serviço’, que corresponde a um terço da largura da calçada.

Mais melhorias

Ainda segundo a prefeitura, o projeto contempla ainda a criação de um sistema de drenagem auxiliar, aumentando a capacidade atual da rede; embutimento dos cabos de telefonia e internet, além de novas guias e sarjetas e pavimentação asfáltica.

As obras foram precedidas por intervenções da Sabesp, que substituiu, por tubos de PVC, a antiga tubulação de ferro fundido da rede de água, melhorando as condições de abastecimento na área.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS